"O Amor Acontece" é a nova aposta da TVI para os domingos à noite. Ainda sem data de estreia, a estação de Queluz de Baixo regressa assim aos reality shows neste tão concorrido horário, que atualmente é ocupado pelo programa de talentos "All Together Now". Depois das canções, o foco será no amor, dado que encontrá-lo é a premissa chave deste novo programa.

Maria Cerqueira Gomes apresenta novo reality show da TVI. Mas não vai estar sozinha
Maria Cerqueira Gomes apresenta novo reality show da TVI. Mas não vai estar sozinha
Ver artigo

Esta segunda-feira, 17 de maio, foram finalmente divulgados os apresentadores, bem como o nome da adaptação portuguesa de um formato original holandês que já é um sucesso em vários países europeus. O programa, escolhido para constar da grelha de programação da TVI por Cristina Ferreira, diretora de Ficção e Entretenimento da estação, é um formato a "pensar no verão e no amor", afirmou a própria no evento de apresentação à imprensa desta novidade.

Mas como é que o amor vai ser encontrado? O programa vai ser em direto? Vão existir galas? Quem são os concorrentes? A MAGG foi à procura de respostas e conta-lhe tudo o que já se sabe sobre a nova aposta da TVI.

Pedro Teixeira e Maria Cerqueira Gomes são os apresentadores

O ator de "Festa é Festa" e a apresentadora do "Conta-me" são a nova dupla de apresentadores da TVI. "Já andava a querer fazer um programa com a Maria há muito tempo", disse Pedro Teixeira no evento de apresentação do formato. Para além de ser uma estreia para ambos em reality shows, tanto Pedro como Maria vão acumular funções na TVI: o ator vai continuar a gravar "Festa é Festa" e permanece como apresentador do "Mental Samurai", enquanto a apresentadora nortenha continuará com o formato de entrevistas "Conta-me" e, ao que tudo indica, a entrar em direto aos sábados com "Em Família".

Programa já é um sucesso na Europa

"O Amor Acontece" é a adaptação nacional do formato holandês "Let Love Rule", criado por John de Mol, o autor de outros formatos de sucesso — e o "Big Brother" é só um deles. Desde setembro de 2020 que o programa tem feito sucesso em vários países europeus, como é o caso do Reino Unido, que já tem uma segunda temporada. "Let Love Rule" também já conquistou fãs na Bélgica, na Suécia e nos Países Baixos, sendo agora a vez de Portugal.

Aliás, nos Países Baixos, país de origem do formato — e onde já existem três temporadas —,  20% dos solteiros que entram na experiência encontram o amor no programa.

Vai ser transmitido aos domingos à noite

Ainda não há data de estreia definida, mas já se sabe que "O Amor Acontece" vai ocupar o horário nobre das noites de domingo. Vai estrear-se depois do final de "All Together Now", que se aproxima da fase das semi-finais, e deverá concorrer com "Quem Quer Namorar com o Agricultor?", cuja nova temporada na SIC também deverá começar após o final de "Hell's Kitchen".

Ao que tudo indica, o programa será gravado e, aos domingos, é transmitida uma gala com todos os concorrentes, que também deverá ser previamente gravada.

Casais vão ser formados por um algoritmo

Oito solteiros desconhecidos vão ser unidos em quatro casais por um algoritmo. As duplas serão formadas de acordo com critérios de compatibilidade (alguém está a ver semelhanças com a série "The One", da Netflix?) e vão viver juntas para casas de sonho, em cenários paradisíacos. "Uma das casas vai ter uma praia privada", avançou Cristina Ferreira.

"The One". A nova série intensa da Netflix com Albano Jerónimo
"The One". A nova série intensa da Netflix com Albano Jerónimo
Ver artigo

Mas há regras: os casais têm de estar juntos nas casas 24 horas, no mínimo, e quatro dias, no máximo. No final de cada dia, os concorrentes decidem se querem continuar a viver com o participante que lhes foi atribuído, ou se serão criados novos casais. Os oito participantes só se juntam nas galas de domingo, não existindo qualquer ligação entre casais fora desse período.

"Os primeiros dois dias de cada casal são puramente dedicados ao romance, mas se superarem dois dias juntos, ao terceiro dia recebem o melhor amigo ou amiga de cada um, para que sejam apresentados. Mas a maior prova de fogo chega ao quarto dia, quando o casal recebe um familiar para uma refeição de apresentação", afirmou a TVI em comunicado de imprensa sobre o novo formato.

Quem são os concorrentes?

As identidades ainda não são conhecidas, mas sabe-se que os participantes são solteiros, não se conhecem entre si e são de todas as idades. "O Amor Acontece" já chegou aos dois mil inscritos, e o programa deverá estrear-se em breve.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.