Esqueça a Netflix, a HBO Max, a Prime Video e as outras plataformas de streaming só por hoje, pode ser? É que faltam apenas umas horas para poder ficar refastelado no sofá a ver "Ao Largo" – e não vai querer perder a oportunidade de ver esta nova aposta da RTP, cujos papéis principais estão a cargo de nomes como Leonor Vasconcelos, Luís Aleluia, Sandra Faleiro, Renato Godinho e Mikaela Lupu.
Esta série nacional, da autoria de Gonçalo Pereira e Marta Pais Lopes e com a realização de Hugo Xavier e Bruno Oliveira, vai para o ar esta segunda-feira, 31 de julho, às 21 horas, e o enredo promete entreter. Isto porque conta a história de uma mulher que foge de um criminoso, e de um pai solteiro, enterrado em dívidas, e da forma como as as histórias de ambos se cruzam.
Trocado por miúdos, as vidas destas duas personagens cruzam-se quando Leonor (Mikaela Lupu) segue escondida na carrinha de André (Renato Godinho) até Lisboa, na tentativa de escapar do criminoso para quem trabalhava. André, que tem dívidas até ao pescoço, como se costuma dizer, tenta gerir a pequena olaria herdada pelos pais – e está na iminência de perder os filhos.
A série acompanha, por isso, o destino de uma família e de uma comunidade, que está nas mãos de duas pessoas que têm tudo para se afastar, "mas que o amor vai unir", adianta o canal. A ação desenrola-se em Lisboa e, além das personagens, os locais tradicionais e os espaços afetados pela gentrificação também farão parte da história, quase como se de personagens se tratassem.
"Uma realidade muito presente na história que serve de palco à série é a da perda de espaços urbanos tradicionais em benefício da construção de condomínios modernos. Um processo que não é apenas de alteração das características da malha urbana, mas também da forma como os moradores se relacionam e de como uma comunidade respira", conclui a RTP1.