A nova série documental com a participação do Príncipe Harry, sobre histórias de superação de antigos soldados que se feriram em combate, “Heart of Invictus”, está quase a chegar à Netflix. A produção conta com o testemunho de vários ex-combatentes, e segue a realização dos Jogos Invictus, um evento que se realiza de dois em dois anos com pessoas de todo o mundo que sofreram ferimentos durante o serviço militar. Estes jogos dão aos participantes a oportunidade de falar, sentir e ouvir tudo aquilo por que passaram, enquanto recuperam através do desporto.
O príncipe Harry, ele próprio um veterano do exército britânico, fundou os Jogos Invictus em 2014, pois queria dar uma oportunidade ao antigos soldados de realçar a sua força física e mental. O termo “Invictus” significa “que jamais sai derrotado”, e os jogos destinam-se a isso mesmo: elevar o espírito de luta daqueles que deram tudo pelo seu país. A decorrer em Haia, nos Países Baixos, o evento que deveria ter acontecido em 2020 foi adiado para 2022, por conta da pandemia.
"Os jogos não se centram na causa da lesão", afirma o príncipe no início do trailer, "mas sim na recuperação e na forma de voltar a fazer parte de uma comunidade". Assim, o lema é ajudar a superar as dores de todos aqueles que se encontram em várias fases de superação, visíveis ou não visíveis. Como revela a "Variety", esta série documental acompanha os seis participantes enquanto treinam, ao mesmo tempo que revelam histórias poderosas sobre o seu passado, e a esperança e resiliência que mantêm.
A minissérie conta com a direção de Orlando von Einsiedel e produção de Joanna Natasegara, e a duquesa de Sussex, Meghan Markle, não aparecerá nas filmagens. No entanto, “Heart of Invictus” foi totalmente produzido pela Archewell Productions, empresa fundada pelo casal. Segundo o "The Guardian", depois do acordo dos duques de Sussex com o Spotify ter terminado, as expectativas eram que o contrato com a Netflix também desaparecesse, mas a parceria continua.
“Heart of Invictus” estreia esta quarta-feira, 30 de agosto, na Netflix.