881 mil. Foi este o número de telespectadores que, esta segunda-feira, 25 de novembro, assistiu ao episódio de estreia da novela da TVI "A Fazenda". Mas também foram 881 mil que viram, ao final da tarde, um episódio repetido de "O Preço Certo", na RTP1. O que é que explica isto?

Podemos chamar-lhe o efeito inverno. Todos os anos, com a chegada do tempo frio, as audiências do concurso apresentado há 21 anos por Fernando Mendes disparam, ultrapassando a marca de um milhão de telespectadores e chegando a rivalizar com formatos como os blocos informativos e também as novelas das estações privadas. Ou seja, a sazonalidade das audiências de "O Preço Certo" tem impacto no desempenho dos produtos que SIC e TVI colocam não só no horário de acesso ao prime time, mas também no horário nobre.

Mas voltemos à estreia da novela protagonizada por Margarida Corceiro e Evandro Gomes. "A Fazenda" foi acompanhada por 881 mil telespectadores e registou 19,5% de quota de mercado. Foi o terceiro programa mais visto do dia, atrás de "Secret Story - Especial" apresentado por Cristina Ferreira, que registou 937 mil telespectadores e 19,4% de share, e do "Jornal da Noite" (SIC), que foi visto por 928 mil telespectadores e marcou 19,8% de quota de mercado. "A Promessa", novela da SIC emitida na mesma faixa horária de "A Fazenda", foi vista por 852 mil telespectadores e registou 19,7% de share.

A TVI foi o canal mais visto esta segunda-feira, com 17,5% de share. A SIC ficou em segundo lugar, com 15,8% e a RTP1 em terceiro, com 10,6%.