A versão norte-americana do Festival Eurovisão da Canção estreia em 2022 e vai ser exibida na NBC. A novidade já tinha sido avançada em agosto de 2020 mas ainda não havia detalhes sobre o funcionamento da versão norte-americana do concurso musical criado em 1956 pela União Europeia de Radiodifusão.

A lógica de funcionamento do American Song Contest será adaptada à dinâmica federalista dos EUA: a competição acontecerá entre os 50 estados norte-americanos. Irão participar ainda 5 territórios norte-americanos (Porto Rico, Ilhas Virgens, Ilhas Marianas do Norte, Guam e Samoa) e ainda Washington D.C., capital do país.

American Song Contest
créditos: EBU

Tal como a Eurovisão, só entrarão a concurso canções originais e poderão participar artistas a solo, duetos, bandas ou djs. Haverá eliminatórias, semifinais e uma grande final, onde será eleito o estado vencedor.

O Festival Eurovisão da Canção foi emitido pela primeira vez em 1956, a partir de Lugano (Suíça) e com apenas sete países participantes (Países Baixos, Suiça, Bélgica, Alemanha, França, Luxemburgo e Itália).

Eurovisão 2021. (Ou)vimos as 39 canções e tivemos de soprar o balão e fazer o quatro
Eurovisão 2021. (Ou)vimos as 39 canções e tivemos de soprar o balão e fazer o quatro
Ver artigo

Aconteceu anualmente sem interrupção até 2020, ano em que a pandemia da covid-19 obrigou a que o certame fosse cancelado. Em 2021, estão 39 países a concurso, entre os quais Portugal, representado pela banda The Black Mamba. A 65ª edição do Festival Eurovisão da Canção acontece a 18, 20 e 22 de maio em Roterdão, Países Baixos.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.