Ao fim de 65 anos de História, a Eurovisão atravessa o Atlântico e ruma aos EUA. A União Europeia de Radiodifusão anunciou esta sexta-feira a criação do "American Song Contest", concurso que vai seguir os mesmos moldes do Festival Eurovisão da Canção.

O concurso contará com participantes dos 50 estados norte-americanos e tem estreia prevista para o final de 2021. Haverá entre 5 a 10 eliminatórias televisionadas, bem como as semifinais e a tradicional grande final. A organização ainda não anunciou em que canal será transmitido a versão norte-americana do maior concurso musical do mundo mas um dos parceiros desta iniciativa é Ben Silverman, produtor de êxitos como The Biggest Loser, Quem Quer Ser Milionário, Ugly Betty ou Jane The Virgin.

Quem é Elisa, a cantora que vai representar Portugal no Festival da Eurovisão?
Quem é Elisa, a cantora que vai representar Portugal no Festival da Eurovisão?
Ver artigo

"Numa altura em que a América está mais dividida do que nunca e em que lidamos com tantos assuntos que nos afastam, a única coisa que nos une é a nossa cultura. A cultura tem o poder de união quando celebramos a sua diversidade, diferença, quando junta toda a gente em torno do amor à música, às canções", explica Silverman à Variety. Uma das dúvidas que fica no ar é se o vencedor do "American Song Contest" irá participar no Festival Eurovisão da Canção de 2022.

Eurovisão 2020 adiada devido à pandemia

A edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção foi adiada devido à pandemia da covid-19. Foi realizada uma emissão especial, com participações dos artistas que deveriam competir este ano, além de figuras icónicas da história do certame televisivo.

Em 2021, Roterdão mantém-se como cidade anfitriã da Eurovisão. Quanto aos artistas que representarão os atuais 40 país a concurso, alguns passam de um ano para o outro, outros serão selecionados nas finais regionais a decorrer nos próximos meses. A RTP já confirmou que a vencedora do Festival da Canção deste ano, Elisa, não representará Portugal na Eurovisão em 2021.

Portugal participa no Festival Eurovisão da Canção desde 1964. Venceu uma única vez, em 2017, com a canção "Amar Pelos Dois", interpretada por Salvador e escrita por Luísa Sobral.