Duarte Carrasco, também ele criador de conteúdos, conversou com a MAGG sobre as opiniões polémicas da influenciadora digital, os objetivos com a entrada no reality show, a estratégia no jogo e o estilo de vida restritivo que, a avaliar pelas redes sociais, parece manter.

"O Triângulo". Alice Santos, tiktoker polémica que é contra antidepressivos, é concorrente do reality show
"O Triângulo". Alice Santos, tiktoker polémica que é contra antidepressivos, é concorrente do reality show
Ver artigo

Duarte Carrasco conta que a família e os amigos da concorrente não estavam “nada à espera” que Alice entrasse no reality show. O primo da concorrente afirma que soube com “uma semana de antecedência” que Alice ia entrar no programa, uma vez que teve “de ficar encarregue de algumas coisas dela, na sua vida privada”. Duarte, que considera que Alice é “a melhor pessoa a guardar segredos”, dizendo que foi “um choque” para os mais próximos.

Quanto aos objetivos de Alice com a entrada no programa, além da fama, Duarte conta que a concorrente tem alguns “negócios próprios relacionados com marketing” e que está “por conta própria” para se sustentar. “Ela é dona de si própria. Ela diz-me sempre ‘eu não vou trabalhar para uma empresa, eu vou ter a minha empresa e vou ter pessoas a trabalharem para mim”, começou por dizer.

“O objetivo dela com este programa é, primeiro do que tudo, ajudar a limar a imagem dela, porque ela é muito competente e só os que a conhecem mesmo é que sabem. O facto de ela ter tantas câmaras em cima dela consegue provar isso. Uma coisa é dizeres que tens uma alimentação saudável, que fazes exercício físico e que apanhas sol. Agora, estar numa casa 24 horas por dia a mostrar isso e a provar isso é a melhor maneira de mostrares aos portugueses e às pessoas que, de facto, não estás aqui a brincar e que tudo aquilo que tu dizes é verdade e funciona”, acrescentou. Duarte concluiu que, no fundo, os objetivos de Alice são “ganhar mais credibilidade” e “provar aos portugueses que tudo aquilo que ela diz ser, de facto, é”.

O primo da concorrente, que pensa que “estratégia” é a melhor palavra para definir Alice. Revela que “tudo o que esta faz tem um motivo por trás”, “estuda os cenários e as pessoas” e “consegue perceber o que é melhor para ela ou não”. “Uma coisa que ela reparou é que não é a causar drama com as pessoas nem a tentar ser o centro das atenções que vai ganhar o apoio dos portugueses e a imagem que gostaria de ganhar com o programa. É a ser ela própria, respeitadora, a fazer as coisas da maneira dela, ela não vai mudar”, disse Duarte, referindo-se ao facto de Alice não cumprir as regras impostas pelo Mestre aos camponeses, grupo a que pertencia.

"Estava a chegar a um ponto em que ela já não tinha controlo da situação"

Relativamente aos vídeos que Alice Santos faz para o Tiktok, “o conteúdo é mesmo aquilo em que ela acredita”. “Em relação à forma como ela passa a mensagem, aí sim é outra pessoa. A Alice na vida real é uma pessoa calma, serena, respeitadora, focada em si própria e, ao mesmo tempo, com uma consciência social bastante elevada. Às vezes nos vídeos não dá para perceber isso e é mais uma razão para ela ir para o programa, porque no programa não a podem acusar de não ser aquilo, porque as câmaras estão lá 24 horas”, conta Duarte, que considera que a imagem da concorrente “já estava tão afetada, que ao ir para o programa só vai melhorar”.

O criador de conteúdos considera que “vai haver sempre quem não vá com a sua cara”, no que diz respeito ao público, mas garante que “a maior parte das pessoas vai alterar para a positiva a imagem que têm dela”. “Eu acho que seria pior se ela não estivesse no programa, para ser sincero. Eu acho que ela estava a ser cancelada na vida real. Estava a chegar a um ponto em que ela já não tinha controlo da situação. Tinha podcasts a falarem dela, youtubers, media e não tinha forma de se defender, porque não tinha uma plataforma grande o suficiente para poder mostrar quem era, porque as pessoas já tinham a sua perceção”.

Duarte acha, ainda, que “a partir de agora, se a Alice for cancelada já não é culpa dela, mas sim da produção, porque não é ela que está a escolher o conteúdo que vai ou não para a televisão”. “A Alice quer ganhar dimensão e tenho a certeza que, mesmo que ela estivesse com a pior das imagens, ela ia conseguir dar a volta isso, porque ela é um furacão e, como ela costuma dizer, é indestrutível”, garante.

"Ao dizer que não ia ser eliminada, está quase a manipular as pessoas cá fora para não a quererem expulsar do programa”

Duarte também comentou a polémica sobre a concorrente dar a entender que sabia que não ia ser expulsa de “O Triângulo”. “Achas que eu vou sair? Não vou sair, está descansada, tenho a certeza", afirmou Alice Santos a Mariana Duarte. Para o primo, esta situação foi “mal interpretada”, devido à “segurança” com que a concorrente fala e à sua “autoconfiança”. Deu ainda o exemplo de quando a prima lhe ligou a contar que estava na fase final de castings, em que afirmou com convicção de que ia entrar no programa, mesmo ainda sem essa confirmação por parte da produção.

“Esta confiança é um bocado genética da nossa família e às vezes pode ser interpretada ou como arrogância ou como se tivéssemos uma cunha e não tem nada a ver com isso. É simplesmente a nossa forma de falar e a nossa forma de ver a vida. Nós achamos que a lei da atração existe e se nós atrairmos positivismo e os nossos sonhos, eles vão-se realizar. Portanto, a Alice ao dizer que não ia ser eliminada está quase a manipular as pessoas cá fora para não a quererem expulsar do programa”, afirma.

Quanto aos concorrentes que Duarte considera ser os aliados de Alice e aqueles que a concorrente não suporta, não houve hesitação. Rosa Patrício é “a única pessoa que ela quer ver eliminada”, com quem teve algumas “implicações”. Jandira Dias e Lívia Ferreira são as “coleguinhas” de Alice e têm uma “química”. “A Alice adora a Lívia e é a pessoa que eu escolheria sobre quem se dá melhor com ela. Também deu para perceber que a Alice gosta da Jandira, não sei se é mútuo ou não”. Quanto a Mariana Duarte, é “um mistério” e “só o tempo dirá”, porque “dá para perceber que se quer juntar a Alice”, mas Duarte ainda não tem a certeza se a prima também o quer.

Relativamente à alimentação de Alice Santos, vegan e biológica, Duarte revela que já falou com a prima sobre a possibilidade de esta ter ortorexia, ou seja, uma obsessão pela alimentação saudável, algo que comentavam constantemente nos vídeos sobre comida que publicava no Tiktok. “Quando ela nos vídeos mostra aquele lado mais obsessivo com a alimentação, faz parte da estratégia dela de mostrar que só come comida saudável. É verdade que ela, de facto, tem uma prioridade na vida dela de seguir esse estilo de vida, mas a forma como ela transmite a mensagem de que tudo o que não é saudável é tóxico é de uma forma muito extrema”, começa por dizer.

“Mas ela não é assim na vida real. Na vida real também come de forma saudável, mas não é uma obsessão. É algo que ela implementou na sua vida gradualmente”, afirma. Contudo, concorda que é algo “mal percepcionado”, devido à forma “extremista” com que ela fala da alimentação nos seus vídeos. Duarte Carrasco adiantou, também, que Alice celebra o seu aniversário no dia 2 de abril, um domingo, e que a mãe da concorrente estará presente nessa gala.