
Ana Duarte, artista portuguesa de 31 anos e ex-mulher de uma antiga estrela do futsal nacional, foi a escolhida para ser a próxima concorrente do “Big Brother Verão”. A cantora, que entrou no domingo, 20 de julho, na casa mais vigiada do País, ficou conhecida pelo público não só pelo seu talento, mas também por ter estado numa relação com Ricardinho, com quem inclusive tem uma filha de 13 anos, e nas redes sociais é considerada uma “bomba” por muitos internautas.
No entanto, a sua história de vida mostra que muito teve de conquistar. Numa conversa com Cristina Ferreira em fevereiro deste ano, no programa “Dois às 10”, Ana Duarte recordou os vários sacrifícios que os seus pais tiveram de fazer para a jovem, na altura, concretizar o seu sonho na música, explicando que tiveram mesmo de vender a casa e o carro para sobreviver. “Estivemos quase dois anos a viver com os meus padrinhos num T2, sete pessoas, e até hoje eles [os pais de Ana Duarte] nunca se reergueram totalmente. Por isso é que eu ajudo muito os meus pais”, disse a artista, visivelmente emocionada.
Aliás, Ana Duarte já falou levemente sobre o tema dentro do “Big Brother Verão”, uma vez que Jéssica Vieira, que se encontra no programa desde o início, passou por algo idêntico. As duas conhecem-se do tempo da escola, com a artista a dizer que, na altura, ficou “chocada” por ver Jéssica Vieira e os seus seis irmãos a viverem todos numa casa com beliches, onde só a mãe da concorrente tomava conta de todos. As duas já passaram por muito e contam com histórias de vida semelhantes, com Ana Duarte inclusive a dar roupa a Jéssica Vieira quando eram pequenas.
Mas o apoio incondicional dos pais da artista nunca faltou apesar de todos os contratempos, tendo de se mudar então para Lisboa, e Ana Duarte acabou por conquistar o público nos diversos programas musicais em que esteve, vencendo todos em que participou, nomeadamente “Mini Chuva de Estrelas”, em 1994, “Cantigas da Rua”, em 1997, e “Bravo Bravíssimo”, em 1999. Depois disso, a artista acabou por rumar até Itália para representar Portugal na final europeia deste programa, onde interpretou “Canção do Mar”, segundo a agência Iccónica, e desde aí que nunca mais parou.
Ainda assim, as dificuldades continuaram. “Este mundo, principalmente para nós mulheres, é muito difícil. Para nós mulheres cantoras é muito difícil porque não há respeito. Hoje em dia imponho-me, também sou mãe e ganhei outra maturidade, sou eu que estou à frente do meu sonho. Falar com empresários sou eu que falo sempre, mas às vezes sinto que de homem para homem é mais fácil”, disse Ana Duarte a Cristina Ferreira. No entanto, antes de poder ter a liberdade para fazer isso, a artista tinha desistido deste sonho para viver o do companheiro na altura, Ricardinho.
Antes de conseguir consolidar a sua carreira e numa altura em que estava a começar a ganhar um nome, Ana Duarte desistiu da música para acompanhar o ex-jogador do Benfica na sua vida no futsal. “Não é arrependimento. Independentemente de tudo, ele é o pai da minha filha, haverá sempre respeito pelo pai da minha filha, mas foi muito complicado porque eu sempre trabalhei, e eu vi-me completamente inútil. Eu só fazia as lidas da casa (...). Eu até tinha duas músicas nas novelas da TVI, mas fui embora”, disse.
Ana Duarte acompanhou, assim, Ricardinho na sua passagem pelo Japão e pela Rússia, obrigando-se a meter um travão na sua carreira musical. No entanto, a transferência do jogador para Espanha fez com que a artista voltasse a apostar na sua carreira. "Foi difícil recomeçar, eu já não tinha os 23, já não era uma menininha. Mas tinha de ser”, disse no programa “Júlia”, citada pela "TV Guia", explicando que os seus pais ficavam com Riana, a filha do ex-casal. Contudo, foi aí que também se deu a separação.
Os dois acabaram por oficializar a separação em 2015, quando a menina tinha apenas 3 anos. "O divórcio foi muito complicado. Foi difícil para mim, apanhei uma depressão muito grande, era tudo a acontecer, havia muita coisa nas minhas costas. Era a editora e a dizer 'calma, nós vamos marcar' e depois não marcavam e eu precisava de dinheiro. Até que disse que preferia acabar com a minha vida e já estava. Era muita coisa e é preciso ter cuidado com a depressão, porque quem está de fora não entende. Eu estava no meu limite”, disse a artista.
Depois disso lançou um álbum em 2017, e, em 2022, participou no “The Voice Gerações”, da RTP1, ao lado da filha. Em 2025, lançou o álbum “Loba”, e agora entra no “Big Brother” para tentar relançar novamente a sua carreira. No entanto, ao longo dos anos, Ana Duarte continuou debaixo dos holofotes nas redes sociais, uma vez que, no Instagram, são várias as publicações que coloca em biquíni para exibir as suas curvas. Arrancando suspiros e muitos elogios por parte dos internautas, espreite estas fotos sensuais da artista.