Prepare já o coração, porque este sábado, 2 de abril, arranca o novo programa da SIC que promete contar "histórias de gente feliz", dar palco a "pessoas incríveis" e, acima de tudo, "desfilar memórias" associadas aos 30 anos da estação de Paço de Arcos. "Caixa Mágica", o formato que assinala o regresso de Fátima Lopes ao canal, tem encontro marcado com os espectadores da SIC às 15h30, numa emissão que se deve prolongar até ao início do "Jornal da Noite", às 20h.

"Caixa Mágica". Novo programa de Fátima Lopes estreia a 2 de abril
"Caixa Mágica". Novo programa de Fátima Lopes estreia a 2 de abril
Ver artigo

Será este o formato que a apresentadora de 52 anos vai conduzir todas as tardes de sábado, ocupando o horário onde atualmente era exibido "Alô Marco Paulo" (que passa para as manhãs de fim de semana).

O programa estreia este sábado, 2, e, até ao momento, a SIC revela-se sigilosa em relação aos convidados. No entanto, "A Televisão" revelou esta sexta-feira, 1, já ter descoberto os rostos do programa de estreia: os Anjos, Nelson e Sérgio Rosado. Até à data, a SIC ainda não avançou qualquer confirmação oficial.

O que pode esperar desta "Caixa Mágica" da SIC?

Daniel Oliveira adianta apenas que se trata de um "espaço com alegria, felicidade e esperança", mas Fátima Lopes vai mais longe e deixa claro que o novo formato da SIC será uma espécie de apelo à nostalgia, com recurso a imagens de há décadas.

"São histórias de gente feliz, pessoas a fazer coisas incríveis e com capacidade de renascer. Vamos desfilar memórias associadas a estes 30 anos", explicou a apresentadora, citada pelo site NTV. Fátima Lopes conta que "há vidas de pessoas que mudaram" depois de passar pela SIC e que este novo programa vai procurar perceber como estão "esses rostos 30 anos depois".

"É um programa de celebração e não se admirem de encontrar imagens de há 10, 15, 25 anos. A palavra que o define é surpresa e toda a gente gosta, mesmo aqueles que dizem que não", acrescenta.

A apresentadora estreou-se na SIC em 1994 e, agora, em pleno 2022, está prestes a honrar a expressão "bom filho a casa torna", depois de o seu novo contrato com a SIC ter sido oficializado em novembro de 2021.

Entre 1994 e 2010 distam 16 anos, período em que a estação de Paço de Arcos foi a casa de Fátima Lopes. Ainda se lembra dos maiores êxitos da apresentadora no canal?

"Perdoa-me"

"É esta noite que fazemos as pazes?". Era esta a frase com que arrancava o programa "Perdoa-me", na SIC. Falamos de um programa de televisão, que foi transmitido pela estação em 1994, e que, tal como o nome indica, tinha como principal objetivo reatar relações e fazer com que duas pessoas, outrora próximas, fizessem as pazes.

Alexandra Lencastre estreou-se como apresentadora do programa e, mais tarde, foi substituída por Fátima Lopes, que assumiu as rédeas de "Perdoa-me" até ao último episódio do formato, que, no total, contou com duas temporadas e 26 episódios.

À data, "Perdoa-me" era um fenómeno de audiências, no entanto, tendo em conta o ano em que foi para o ar, atualmente há poucos registos online. No Youtube, é possível encontrar o início de um dos episódios, no caso, não com Fátima Lopes, mas com Alexandra Lencastre no comando da emissão.

"All You Need Is Love"

Ai, o amor. "All You Need Is Love" foi um programa pioneiro em Portugal, que, entre 1994 e 1997, serviu de palco para grandes histórias românticas. Estreou-se com a apresentação de Lídia Franco, mas, mais tarde, foi Fátima Lopes quem assumiu o comando de todas as emissões.

Cada episódio arrancava com a música "All You Need Is Love", dos Beatles, e dava palco a todas as pessoas que se cruzassem com a carrinha da produção, de norte a sul do País, e que estivessem interessadas em participar. Seja porque queriam encontrar o amor para a vida toda, porque estavam longe de quem mais gostavam ou até porque queriam resolver qualquer tipo de desacato, de forma romântica, claro.

O programa transmitia em canal aberto encontros e reencontros entre casais e na gala de aniversário dos 15 anos da SIC, a primeira anfitriã, Lídia Franco, chegou mesmo a admitir que, às vezes, se sentia uma verdadeira "madrinha do amor", tal era o desfecho positivo de cada episódio.

H poucos registos online, no entanto ainda é possível assistir a excertos de um dos programas apresentados por Lídia Franco. Ora veja.

"Surprise Show"

Foi transmitido entre 1995 e 1998 e, à semelhança dos programas "Perdoa-me" e "All You Need Is Love", também "Suprise Show" era, acima de tudo, um programa de reencontros.

Tinha Fátima Lopes como anfitriã e, dadas as audiências, dividiu-se em três temporadas e 39 episódios. E a premissa não podia ser mais simples: os telespectadores escreviam diretamente à SIC e explicavam quem é que gostavam de surpreender — e porquê, claro.

Depois, a produção encarregava-se de garantir que o pedido era concretizado. Já no decorrer do programa, emitido uma vez por semana, o público podia acompanhar todas as histórias: desde o motivo da surpresa a todos os passos dados até ao grande momento.

Se nunca entrou neste "admirável mundo das surpresas" de Fátima Lopes, deixamos-lhe um excerto daquilo que era o "Surprise Show".

"Fátima Lopes"

Foi com o programa "Fátima Lopes" que, em 1998, a apresentadora se estreou no registo de talk-show, no qual se manteve durante décadas. Tratava-se de um formato recheado de histórias da vida real, que contava cerca de seis convidados por episódio e que, no fundo, tinha sempre um tema central, a partir do qual se desenrolavam todos os momentos-chave do programa.

Estreou a 16 de fevereiro de 1998 e terminou no dia 2 de fevereiro de 2001 e chegou mesmo a ultrapassar a marca dos 600 episódios. Fátima Lopes conduziu precisamente 666 episódios deste programa.

"SIC 10 Horas" e "Fátima"

"SIC 10 Horas " e "Fátima" remontam exatamente para o mesmo formato, que passou por vários nomes. "SIC 10 Horas" esteve no ar entre 1999 e 2005 e, imediatamente a seguir, assumiu o nome "Fátima", entre 2005 e 2009,  período em que foi transmitido pela SIC.

Este formato é, talvez, aquele que mais se assemelha ao de programas que, ainda hoje, ocupam a grelha das manhãs dos principais canais generalistas. "SIC 10 Horas" (que mais tarde adotou o nome "Fátima") era constituído por música, histórias de vida, passatempos e rubricas como a "Tertúlia Cor de Rosa", a "Crónica Policial" e até uma rubrica de astrologia apresentada por Maya.

"SIC 10 Horas" começou por ser apresentado por Júlia Pinheiro, mas foi Fátima Lopes quem assumiu o formato, assim que a primeiro apresentadora mudou de estação, para a RTP, no caso.

Em 2009, devido à gravidez de Fátima Lopes, esta foi substituída por Merche Romero e Carlos Ribeiro.

"Vida Nova"

"Vida Nova" arrancou em 2009 e assumia-se como um palco para histórias reais. O principal objetivo do programa era dar a conhecer casos de figuras anónimas e, mais do que expor os problemas que cada um enfrentava, procurava solucioná-los.

As histórias eram contadas na primeira pessoa, mas também enquadradas em reportagem. Foi Fátima Lopes quem estreou o formato, que, mais tarde, acabou por passar para as mãos de José Figueiras. No total, "Vida Nova" contou com 242 episódios.

Fátima Lopes deixou a SIC e assinou contrato com a TVI em 2010. No entanto, em janeiro desse 2021, a apresentadora encerrou a ligação de 11 anos à TVI, onde apresentou formatos como "A Tarde é Sua", "Pequenos Gigantes" e "Let's Dance - Vamos dançar".