Emissões especiais, entretenimento e informação de mãos unidas, centenas de jornalistas e repórteres de imagem no terreno. As três estações de televisão já têm tudo pronto para acompanhar todos os momentos da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 1 a 6 de agosto. A visita do papa Francisco a Lisboa e a Fátima também será um ponto alto daquele que é o maior evento alguma vez organizado na capital portuguesa.

Da informação ao entretenimento, passando pela ficção, saiba o que vai poder ver nos canais portugueses.

RTP

A estação pública de televisão desempenha, nesta JMJ, uma função mais abrangente do que as estações privadas, uma vez que é o host broadcaster do evento. Ou seja, como operador de serviço público de rádio e televisão portuguesa, vai ser responsável não só pela cobertura, mas também pela produção do sinal internacional de todos os acontecimentos para o mundo inteiro.

Na prática, o que é que isto quer dizer? Quer dizer que, seja em Portugal, seja nos Estados Unidos ou na Austrália, sempre que alguém vir uma emissão em direto das cerimónias da JMJ ou imagens desses acontecimentos oficiais, essas terão sido responsabilidade da RTP. "Trata-se do maior evento alguma fez realizado em Portugal, com 172 estruturas operacionais e mais de 500 profissionais envolvidos", anuncia a estação pública de rádio e televisão.

Fátima Campos Ferreira será a jornalista da RTP que irá acompanhar o papa Francisco no voo Papal, que aterra em Figo Maduro às 10 horas de 2 de agosto.

Os principais blocos informativos da RTP1, RTP2 e RTP3 são transmitidos em direto a partir do Parque Eduardo VII e Parque Tejo. José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço, João Adelino Faria, Hélder Silva, Carlos Daniel, Alberta Marques Fernandes, Cristina Esteves, Maria Nobre, Carolina Freitas, António Esteves e Alexandre Brito serão os pivôs e repórteres que acompanharão, seja nos blocos informativos, seja no terreno, os principais momentos da JMJ.

SIC

A estação de Paço de Arcos tem preparada uma operação especial SIC / SIC Notícias. Mas os conteúdos relacionados com a JMJ vão além da cobertura noticiosa, uma vez que esta quarta-feira, 2 de agosto, estreia a série "Lúcia - A Guardiã do Segredo". Às 23h30, e ao longo de três dias, os telespectadores da SIC poderão ver os episódios da minissérie criada por Manuel Arouca e que conta a história da irmã Lúcia, um dos três pastorinhos e a que viveu até mais tarde e relatou as aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Teresa Canto de Noronha é a jornalista da estação de Paço de Arcos que irá viajar na comitiva papal de Roma para Lisboa. O "Primeiro Jornal" vai ser, ao longo desta semana, conduzido por Bento Rodrigues e o "Jornal da Noite" por Rodrigo Guedes de Carvalho. As emissões especiais serão conduzidas por Conceição Lino e a apresentadora Fátima Lopes também vai estar no no terreno a contar histórias de peregrinos.

1 de agosto

  • "Primeiro Jornal" em direto do Parque Eduardo VII

2 de agosto

  • Emissão especial de manhã que irá acompanhar a chegada do papa Francisco a Portugal (não há "Casa Feliz")
  • "Primeiro Jornal" em direto do Parque Eduardo VII

3 de agosto

  • "Primeiro Jornal" em direto do Parque Eduardo VII
  • 17 horas - 20 horas: emissão especial que acompanhará a missa do Acolhimento do papa Francisco na Colina do Encontro

4 de agosto

  • "Primeiro Jornal" em direto do Parque Eduardo VII
  • 18 horas - 20 horas: emissão especial que acompanhará a Via Sacra na Colina do Encontro, e que contará com a presença do papa Francisco

5 e 6 de agosto (sábado e domingo)

  • Emissão especial de manhã
  • "Primeiro Jornal" em direto do Parque Tejo e de Fátima
  • Parte do "Jornal da Noite" em direto do Parque Tejo e de Fátima

TVI / CNN Portugal

A Estação de Queluz de Baixo tem no terreno, a acompanhar todos os momentos importantes da JMJ, uma equipa composta por 200 profissionais. O jornalista Júlio Magalhães e Manuel Luís Goucha serão o rosto de seis emissões especiais.

Pedro Benevides e Rita Rodrigues são os repórteres principais da TVI e CNN Portugal a acompanhar a visita do papa Francisco a Portugal.  A jornalista da estação de Queluz de Baixo já se encontra em Roma e acompanhará o papa Francisco no voo de Roma para Lisboa.

Nos noticiários da TVI, José Alberto Carvalho, Sara Pinto, Raquel Matos Cruz, José Carlos Araújo e João Fernando Ramos vão ser alguns dos principais rostos desta operação. Na CNN Portugal, André Neto Oliveira, Pedro Filipe Silva e Cláudio Carvalho vão ser os pivôs nos locais onde decorre a JMJ, entre as 7 da manhã e a meia-noite.

Emissões especiais

  • 2 agosto (8 horas - 12 horas): chegada do papa a Lisboa
  • 3 de agosto (16 horas - 20 horas): transmissão da cerimónia de acolhimento
  • 4 de agosto (16 horas - 20 horas): transmissão da Via Sacra
  • 5 de agosto (7 horas - 13 horas): transmissão da visita do papa Francisco a Fátima; (19 horas - 20 horas): emissão especial da Vigília no parque Tejo
  • 6 de agosto: (8 horas - 13 horas): transmissão da missa rezada pelo papa Francisco no Parque Tejo.

CMTV

O canal do grupo Cofina vai ter cerca de 200 profissionais na operação JMJ. Pedro Mourinho, José Carlos Castro, Daniela Polónia, Sara Carrilho, Magali Pinto e Janete Frazão serão os pivôs dos espaços noticiosos durante a semana da Jornada Mundial da Juventude. Secundino Cunha, especialista "CM" em assuntos religiosos, viajará com o Papa Francisco de Roma para Lisboa.

Nuno André, teólogo, padre Francisco Rodrigues, em Lisboa, e do padre José Augusto, em Fátima, e Pedro Santana Lopes são os comentadores que analisarão todos os momentos do maior evento católico. "Maya e Teresa Guilherme terão rubricas de comentário diários, também, sobre a dimensão social do evento", avança fonte oficial da CMTV.