Está quase. É já a 24 de novembro, terça-feira, que é lançada a OPTO, a plataforma de streaming da SIC. Entre conteúdos gratuitos e conteúdos premium, consoante o serviço seleccionado, já se sabem algumas coisas sobre o novo serviço da estação de Paço de Arcos. E uma delas é que, a par de Bruno Nogueira, Ricardo Araújo Pereira ou da série "A Generala",  Ljubomir Stanisic, chef do 100 Maneiras e uma das mais recentes contratações do canal, vai surgir em grande destaque.

OPTO SIC terá as temporadas de "Gato Fedorento" e sketches novos de Ricardo Araújo Pereira
OPTO SIC terá as temporadas de "Gato Fedorento" e sketches novos de Ricardo Araújo Pereira
Ver artigo

É que além de estrear no canal generalista como protagonista da adaptação do programa "Hell's Kitchen" — que na versão original é com o britânico Gordon Ramsay — o chef estreia-se também na ficção em "O Clube", série que vai estrear na OPTO e que se vai concentrar na vida das acompanhantes de luxo de uma casa noturna em Lisboa. Mas há mais: Ljubomir Stanisic vai ser o centro de um documentário, intitulado "Coração na Boca". 

No programa "Fama Show" deste sábado foi possível ver algumas imagens. Apesar de não se revelar de que é que, efetivamente, se trata, pelas imagens é possível tirar algumas conclusões: Ljubomir Stanisic revisita o seu passado e regressa a Sarajevo, capital da Bósnia, antiga Jugoslávia, de onde o chef teve de fugir quando ainda era muito novo, devido à guerra que eclodiu em 1992 e que opôs sérvios e bósnios. Pela altura, apenas com 14 anos, Ljubomir viu-se forçado a pegar em armas e participar no conflito. A 31 de agosto de 1997 chegou a Lisboa.

Carolina Torres sobre "O Clube". "Há cenas de sexo que diferem daquilo que se vê na ficção nacional"
Carolina Torres sobre "O Clube". "Há cenas de sexo que diferem daquilo que se vê na ficção nacional"
Ver artigo

Nas imagens, começamos por ouvir o chef dizer: "O avião foi apanhado na Croácia, com tráfico de armas. E eu fui uma das crianças que conseguiu dar entrada desse avião."

Podemos vê-lo a visitar um mercado, a falar sobre as tradições gastronómicas do seu país. Também o vemos a indicar aquele que foi o local onde fez "o último jogo antes da guerra". Encosta-se a uma parede, onde é depois possível ver os vestígios daquilo que parecem ser buracos provocados por armas de fogo.

bósnia

Ljubomir Stanisic surge em lágrimas." O começo de vida e uma morte para o resto da geração que ficou cá", ouve-se. Para assistir a esta "história de sobrevivência", o chef alerta: é melhor "meter capacetes porque isto vai doer".