Ricardo Dores, de 68 anos, e Maria João Hipólito, de 67, colocaram um ponto final à sua relação e decidiram abandonar o programa “Casados à Primeira Vista” da SIC este domingo, 7 de julho — mas, no início, não foi consensual. Apesar de não terem conseguido criar uma ligação amorosa, os dois ficaram amigos desde que entraram na experiência e a sua relação era respeitosa, mas a decisão de Maria João de abandonar o programa deixou Ricardo ofendido. 

Sónia e Daniel abandonam "Casados à Primeira Vista". "Vocês enganaram-nos nas entrevistas"
Sónia e Daniel abandonam "Casados à Primeira Vista". "Vocês enganaram-nos nas entrevistas"
Ver artigo

Os dois foram dos últimos a serem chamados pelos especialistas, tendo até gerado alguns burburinhos dos outros casais. “Teve briga?”, perguntou Mariana, que vive esta experiência com Elson, depois de confessar que, para ela, os últimos a serem chamados são sempre aqueles que geraram mais polémica. Quando se sentaram, e apesar de explicarem que a relação de amizade estava a ficar melhor, Maria João e Ricardo chegaram à conclusão de que discordavam sobre o futuro da relação. 

“O nosso objetivo era estarmos bem e acho que conseguimos”, disse Ricardo no início da conversa. No entanto, ambos referiram que há traços de personalidade que não se podem alterar, e isso faz com que não sejam um par perfeito. Ainda assim, Ricardo disse que ainda “não queria sair de maneira nenhuma”, mas Maria João estragou-lhe os planos. 

Depois de ter mostrado a placa a dizer que queria ficar, desenhando até uma cara com um “sorriso de orelha a orelha”, este mesmo sorriso desvaneceu quando Maria João revelou que queria sair do programa. “Eu não só fico surpreendido com a decisão, como fico ofendido”, disse Ricardo.

“Não falei com o Ricardo, mas o Ricardo sabe que eu tive logo vontade de sair com aquilo que se passou na última cerimónia. Não tenho nenhum problema com o Ricardo e estivemos muito bem esta semana, mas houve a situação que eu senti e em relação ao grupo eu não sinto como sentia antes”, explicou Maria João.

“Deixou-me ficar naquela onda toda do positivismo para depois me por um sair. Só mostra quem ela é”, disse Ricardo. Perante o conflito, Diana Chaves, a apresentadora do programa, sugeriu que o casal ficasse novamente para o final da noite da Cerimónia de Compromisso, para pensarem na sua decisão e decidirem o que queriam fazer em conjunto. Isto fez com que Maria João conseguisse levar a sua avante, e Ricardo decidiu também abandonar o programa. 

“As únicas palavras que troquei com a Maria João foram apenas num sentido e atenção, eu não pedincho nada a ninguém”, começou por dizer Ricardo. “A Maria João manteve a posição de inflexibilidade e quer sair. Se quer sair, saímos. Dentro de tudo o que falámos, tentei que resultasse, se não é possível, não é possível. Eu saio sob protesto de uma maneira muito clara, porque não era de todo a minha intenção, mais uma vez a Maria João se demonstra sabendo a minha intenção”, disse Ricardo. 

Não gostando das palavras do agora ex-companheiro, Maria João ripostou. “E tu sabias a minha, eu tinha dito a semana passada logo quando aconteceu, eu fiquei muito aborrecida. Disse que tive pena de não ter saído porque não me sinto bem e tu não te preocupaste nada durante a semana”, disse, visivelmente irritada. “É alguém que não teve a coragem de me dizer antes de virmos para aqui que vinha para por sair”, comentou Ricardo.

"Foi apanhado desprevenido, porque o Ricardo... eu acho que ele é uma pessoa egocêntrica e narcisista. E o foco foi tão grande em agradar ao grupo que ele nem se apercebe que há outras pessoas que estão ali e que podem não estar bem. Preocupou-se mais em agradar ao grupo, não se preocupou em saber como é que eu estava esta semana. Até achei estranho ele não perguntar porque eu ia dizer-lhe, mas ele nunca perguntou", insistiu Maria João.