Em abril de 2022, Rui Oliveira participava uma última vez no programa "Goucha", onde tinha uma rubrica semanal de culinária, às sextas-feiras. O cozinheiro e marido de Manuel Luís Goucha afastava-se assim do pequeno ecrã, mas não por muito tempo.
De acordo com a "Nova Gente", Rui Oliveira regressa em março à televisão, mas à CMTV. A publicação do grupo Impala adianta que o marido do apresentador da TVI vai ser, juntamente com Maya, anfitrião de um formato ao estilo "A Noite da Má Língua", icónico programa que a SIC emitiu na década de 1990 (e que regressou em 2021 em formato podcast). O programa, que será emitido à noite (ainda não se sabe se diariamente se uma vez por semana), será um espaço de análise de atualidade e contará ainda com comentadores. A MAGG confirmou junto de fonte próxima que a ida de Rui Oliveira para a CMTV é um facto consumado.
As críticas de Rui Oliveira à estação de Queluz de Baixo começaram ainda em 2019, após ter participado no formato "No Monte do Manel" e feito outras aparições pontuais nos programas de entretenimento da estação. Na altura, e num período que coincidiu com a estreia de Cristina Ferreira na SIC, Rui Oliveira tecia duras críticas à estação de Queluz de Baixo, chegando até a afirmar publicamente que gostaria de ir ao então programa das manhãs da estação de Paço de Arcos.
"Eu não me importo nada de ir fazer uma receita ao Programa da Cristina (…) Não tenho planos nenhuns [na TVI] porque eu não volto à TVI enquanto a TVI não tiver uma estrutura como deve ser. Eu afastei-me, a TVI não me afastou. Eu, pura e simplesmente, afastei-me da televisão, da TVI precisamente, porque não concordo com a fórmula que tem de estrutura. Eu não posso ser um bombeiro que vai apagar fogos", afirmava em março de 2019. Voltaria em janeiro de 2021, para a rubrica semanal no programa "Goucha", que terminou em abril de 2022.
A MAGG entrou em contacto com Rui Oliveira, mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta.