O próximo “MasterChef Portugal” vai ter novos jurados, e com estrelas Michelin. Os chefs Pedro Pena Bastos, do CURA (restaurante do Ritz Hotel Four Seasons Lisboa, que detém uma estrela Michelin), Noélia Jerónimo (do Noélia e Jerónimo, em Tavira) e Ricardo Costa (líder da cozinha do Yeatman, no Porto, premiado com duas estrelas Michelin) são os sucessores de Marlene Vieira, Vítor Sobral e Óscar Geadas.
Ainda não há data de estreia prevista para a sexta edição de "Masterchef Portugal", mas o programa deve chegar em breve à RTP1. O formato, que estreou na televisão portuguesa em 2011 na RTP, foi também exibido pela TVI. A primeira temporada, com apresentação de Sílvia Alberto, teve como jurados chef Cordeiro, Justa Nobre e Ljubomir Stanisic.
Depois da RTP1, o formato passou para a TVI, tendo sido feitas várias edições. Manuel Luís Goucha, Rui Paula e Miguel Rocha Vieira foram os jurados das duas primeiras edições de concorrentes anónimos, uma em 2014 e outra em 2015. Na última edição produzida pela TVI, em 2019, Nuno Bergonse passou para o elenco de jurados e Manuel Luís Goucha é considerado oficialmente o apresentador do formato.
Depois de duas edições com crianças, uma em 2016 e outra em 2018, (com Manuel Luís Goucha, Rui Paula e Miguel Rocha Vieira no elenco do júri) e de uma com famosos, em 2017, (Rui Paula, Miguel Rocha Vieira e Kiko Martins como jurados e Leonor Poeiras na apresentação), o programa voltou à RTP1.
Em 2021, na quinta edição do “MasterChef Portugal”, Vítor Sobral, Óscar Geadas e Marlene Vieira foram os jurados escolhidos para pôr à prova na cozinha vários concorrentes. Não houve nenhum apresentador nessa edição, porém contou com a narração de rádio Ana Galvão. A vencedora dessa nova edição de concorrentes anónimos foi Teresa Colaço.