Setembro é um mês diferente para os amantes de séries e, em especial, fãs da Netflix. É que há muitas novidades a chegar à plataforma de streaming já a partir deste sábado, dia 1, apenas um dia depois de a segunda temporada de "Ozark", a série dramática que a crítica compara a "Breaking Bad", chegar aos tablets, smartphones e televisões dos vários subscritores do serviço digital.

Seja como for, as novidades são várias e há de tudo um pouco para que o seu serão no sofá seja tudo menos aborrecido. Por exemplo, no próximo mês chega à Netflix uma nova série espanhola que foi produzida pela mesma produtora de "La Casa de Papel". Estreou em maio na Antena 3, o canal espanhol, e as expetativas estão muito elevadas já que há a possibilidade de esta produção atingir um público muito maior e, com isso, conseguir o feito de repetir o fenómeno de "La Casa de Papel" — que pôs toda a gente a usar os macacões vermelhos e as máscaras de Dalí utilizadas pelos protagonistas da série.

Porém, ainda é cedo para perceber se conseguirá atingir o mesmo êxito de outras séries internacionais como "Fariña", "O Mecanismo" e "Jogos Sagrados", que têm sido a grande aposta do serviço nos últimos meses com o objetivo de chegar a mais e novos mercados e culturas.

"O Mecanismo". A nova série viciante da Netflix que está a originar boicotes no Brasil
"O Mecanismo". A nova série viciante da Netflix que está a originar boicotes no Brasil
Ver artigo

Além disso, há também novas temporadas de "iZombie" e "BoJack Horseman", a série original de animação da plataforma que dá a conhecer a história de um cavalo alcoólico e depressivo que se sujeita a comportamentos destrutivos depois de não conseguir replicar o sucesso do passado enquanto estrela de Hollywood.

A MAGG reuniu as 8 novidades da Netflix para o mês que está a chegar e que não deve mesmo perder.

"A Catedral do Mar", 1.ª temporada — 1 de setembro

Foi uma das séries mais comentadas aquando da estreia de "La Casa de Papel" na Netflix, no final de 2017. O sucesso foi tal que a plataforma de streaming chegou a acordo com a produtora, o grupo Atresmedia, e comprou os direitos de transmissão de uma nova série espanhola que faz parte das novidades do catálogo da Netflix para o mês de setembro.

"La Casa de Papel" que conquistou o mundo (e enriqueceu produtores de máscaras de Dalí)
"La Casa de Papel" que conquistou o mundo (e enriqueceu produtores de máscaras de Dalí)
Ver artigo

Falamos de "La Catedral del Mar", uma série de época passada no século XIV em que a personagem principal vê o seu pai ser morto por um poderoso e vingativo senhor feudal. Arnau Estanyol (Aitor Luna), determinado em vingar-se da vida a que foi obrigado a viver, enriquece e desperta a inveja da nobreza e a suspeição da Inquisição espanhola.

A primeira temporada de episódios chega à Netflix já no início de setembro, quatro meses depois da estreia na Antena 3. Mas ainda é cedo para dizer se conseguirá ou não atingir o mesmo nível de sucesso de "La Casa de Papel".

"iZombie", 3.ª temporada — 1 de setembro

A série da CW estreou em 2015 e acompanha a história de Olivia Moore (Rose McIver), uma médica estagiária nos EUA, em Seattle, que durante uma festa entre colegas e amigos acaba por ser transformada em zombie. Por forma a manter-se viva, Olivia começa a trabalhar numa morgue alimentando-se apenas de cérebros humanos.

Cada vez que o faz, porém, ganha as memórias dessa pessoa que a ajudam a resolver casos de homicídio muito graves e complexos. As duas temporadas de “iZombie” já estão disponíveis na Netflix e a terceira chega já no início do próximo mês.

"As Telefonistas", 3.ª temporada — 7 de setembro

Esta é talvez a série espanhola que provavelmente tem passado ao lado de muita gente. Chama-se "As Telefonistas" e acompanha a história de quatro mulheres que fazem parte da primeira empresa nacional de telefones de Madrid, em Espanha. A série passa-se nos anos vinte e mostra como embora todas estas mulheres tenham um emprego de sonho, tendo em conta a época em que vivem e o contexto social em que se inserem, as suas vidas são bem mais complexas do que aquilo que possa parecer.

A primeira temporada estreou na Netflix em 2017 e desde então que a crítica se desfez em elogios por considerar que "As Telefonistas" retrata o que significa ser feminista já que "mostra uma época em que as mulheres tinham obrigatoriamente de lutar para se fazerem ouvir."

"Punho de Ferro", 2.ª temporada — 7 de setembro

"Punho de Ferro" foi a quarta série a ser produzida numa parceria exclusiva entre a Netflix e a Marvel. Se a primeira temporada, que estreou em 2017, acompanhou o regresso de Danny Rand (Finn Jones) a Nova Iorque, nos Estados Unidos, a segunda vai mostrar as consequências físicas e psicológicas que a personagem sofre quando decide assumir o papel de herói com poderes sobrenaturais.

É através das suas habilidades que Danny Rand, ou o Punho de Ferro, vai combater o crime com ajuda dos seus fieis companheiros.

"American Vandal", 2.ª temporada — 14 de setembro

A série começa quando é descoberta uma partida de mau gosto numa escola dos Estados Unidos da América, em que 27 carros de professores aparecem vandalizados com desenhos de um pénis. Rapidamente é descoberto o culpado, o que resulta na sua expulsão imediata da escola.

Tudo muda, porém, quando é aberta uma investigação para tentar perceber se o aluno terá agido sozinho ou se havia mais pessoas envolvidas. E é nessa investigação que a segunda temporada de "American Vandal" dos criadores Dan Perrault ("Shark Pool") e Tony Yacenda ("Cliente de Risco") se vai focar.

"BoJack Horseman", 5.ª temporada — 14 de setembro

Um cavalo que fala, que se tornou milionário depois de participar numa série de sucesso na década de 90 e que agora sofre de ansiedade e depressão por não conseguir ter o mesmo sucesso do passado. Esta é a história de BoJack, uma personagem meio humana e meio cavalo que acredita que a melhor maneira de resolver os problemas é bebendo até à exaustão. Alcoólico, insignificante e destrutivo, a personagem vai regressar para mais uma temporada de “BoJack Horseman” na Netflix, e chega a 14 de setembro.

A série aborda temáticas como a humanidade, o amor e o desamor, a tristeza, a violência e a atualidade com uma frieza única, e conta já com quatro temporadas de 12 episódios cada.

"Maniac", 1.ª temporada — 21 de setembro

Baseada na série original norueguesa, que estreou em 2014, “Maniac” junta Emma Stone (“La La Land”) e Jonah Hill (“O Lobo de Wall Street”) naquele que será talvez o projeto mais estranho em que já participaram. As suas personagens conhecem-se num hospital psiquiátrico depois de ambos testarem um novo fármaco, e começam uma nova relação ancorada nas suas experiências pessoais depois de tomar o novo medicamento.

"This is Us" e outras 8 estreias da televisão para setembro
"This is Us" e outras 8 estreias da televisão para setembro
Ver artigo

A série, que se assume como uma comédia negra, chega à Netflix a 21 de setembro e já está a ser comparada a “Legion” e “Black Mirror”.

"The Good Place", 3.ª temporada — 28 de setembro

A série de comédia em que a história acompanha uma mulher que, depois de morrer, luta para encontrar o verdadeiro significado sobre o que é ser boa pessoa todos os dias. No artigo 20 melhores séries que deveria começar a ver, segundo a opinião dos especialistas que a MAGG recolheu, o humorista Nuno Markl escolheu "The Good Place" como uma das grandes produções do ano.

“Não é a melhor sitcom de sempre, mas é a mais inventiva”, revelou o humorista que considera Michael Schur “um génio da escrita de comédia” — tal como ficou claro em “The Office”“Parks and Recreation” e “Brooklyn Nine-Nine”. “Uma das coisas que acho mais maravilhosas aqui, além da sensação de que eles estão a trabalhar sem limites, é a maneira como filosofia da boa é servida numa sitcom de horário nobre”.