É um acontecimento inédito na história da ficção televisiva portuguesa. SIC e TVI têm em exibição novelas cuja ação decorre no mesmo local. "A Serra" (SIC) , que se estreou esta segunda-feira, 22 de fevereiro, e "Bem Me Quer" (TVI), que está no ar desde o final de outubro de 2020, têm como cenário a cordilheira situada na zona centro de Portugal.

Mas as semelhanças não se ficam por aqui: as protagonistas das tramas têm a mesma profissão (trabalham numa queijaria da família e que passa por dificuldades financeiras), ambas se apaixonam por homens comprometidos e não têm mãe. Júlia Palha é Fátima em "A Serra" e Kelly Bailey Maria Rita em "Bem Me Quer".

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa via Zoom, Daniel Oliveira comentou estas semelhanças, fazendo questão de frisar que o projeto da estação de Paço de Arcos começou a ser concebido antes do da concorrência. "Acho curioso na medida em que nós começámos a gravar esta novela em janeiro de 2020, as primeiras imagens e a premissa da história", salienta o diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa. "Provavelmente a história andava pelo ar e alguém agarrou a mesma ideia", afirmou ainda Daniel Oliveira.

"Às vezes acontecem estas coincidências num mercado tão competitivo e isso pode acontecer. Não me lembro de ter acontecido, mas deu-se o caso de agora acontecer e nós não alterámos a nossa convicção de que estávamos a fazer uma história certa, com os valores certos, original. Não nos desviámos do caminho só porque havia alguma pedra no caminho. É isso que vamos continuar a fazer tendo em conta que aquilo que nós vamos apresentar a partir de hoje [segunda-feira] é absolutamente distintivo", salienta o responsável de Paço de Arcos.

Daniel Oliveira vai mais longe, revelando ainda que "A Serra" começou a ser concebida em "setembro de 2019". "Nada como o original e é esse orgulho que eu tenho nesta equipa, nesta autora, nesta realização que me faz crer que as pessoas vão perceber bem que esta novela provavelmente conseguiu captar a essência do que nós queríamos quando pensámos nela".  Também Sofia Alves, que dá vida à antagonista de "A Serra" fez questão de frisar que, apesar de "Bem Me Quer" estar no ar há quatro meses, a novela da SIC "começou a ser preparada muito mais cedo".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.