"PJ7" é a nova série documental da RTP1 que, num formato intimista, dá a conhecer os bastidores de oito investigações lideradas pela Polícia Judiciária (PJ) em Portugal. O género true crime, que faz sucesso em várias plataformas de streaming, tem agora uma congénere na estação pública de televisão, a partir desta quinta-feira, 16 de março.
A par do testemunho de 27 profissionais de investigação criminal, a série utiliza animações, imagens de arquivos da RTP e da própria PJ para, em cada episódio, ilustrar em detalhe um caso diferente e os passos que tiveram de ser dados para o resolver.
Rei Ghob e o gangue Vale do Sousa são os casos tratados no episódio de estreia esta quinta-feira, 16, às 22h45. O primeiro detalha os jogos mentais que o autodenominado Rei Ghob exercia nas vítimas, culminando em homicídio e violação. No episódio é relatado todo o processo de recolha e junção das peças do puzzle realizado pelos agentes que permitiram deter Francisco Leitão e dar descanso às famílias das vítimas.
Já no gangue do Vale do Sousa, as temáticas são o assalto à mão armada e homicídio e é descrito o incessante recolher de provas que terminou com a detenção aparatosa dos líderes do grupo e trouxe paz à zona Vale do Sousa que estava aterrorizada pela onda de assaltos violentos.
Nos seis episódios restantes serão explorados casos que envolvem massacre, tráfico de drogas, crime sexual, crime informático, crime passional e fraude.