A SIC aprendeu com o erro de há 20 anos, quando desvalorizou a importância do "Big Brother" e permitiu que a TVI invertesse o paradigma da liderança de audiências em Portugal, e este domingo, 26 de abril, jogou com dois trunfos fortes para tentar combater o formato da Endemol: "Gente que Não Sabe Estar", com Ricardo Araújo Pereira, e, sobretudo, com a terceira temporada de "Quem Quer Namorar Com o Agricultor?". Mas como foi a estreia do reality show, que teve pela primeira vez uma mulher como agricultora, Catarina Manique? Para conhecer os restantes quatro concorrentes, António Gonçalves, João Paliotes, Francisco Tomé e Ricardo Bernardes pode ler mais sobre eles aqui.
O programa da SIC arrancou às 22 horas e mostrou as imagens dos melhores momentos das duas edições anteriores. No primeiro episódio, conhecemos os quatro agricultores e a agricultora, as candidatas e candidatos, vimos os seus primeiros encontros e as chegadas às quintas.
Os Agricultores
Francisco Tomé
Após uma introdução, ficámos a conhecer os cinco concorrentes. O primeiro foi Francisco Tomé, ou Chico Trovão, como é conhecido na sua terra, que disse que está no programa "à procura de um novo amor" porque a vida "faz sentido com outra pessoa."
António Gonçalves
Em seguida veio António Gonçalves, 52 anos, que transporta a história mais pesada do programa. O agricultor, que vive em Chaves, chora de saudade, porque prometeu à mulher, antes de esta morrer de cancro, que "faria tudo para voltar a ser feliz."
João Paliotes
Natural de Portalegre, é o concorrente mais novo desta edição. O agricultor tem 25 anos e muitos requisitos. Diz que a sua mulher perfeita tem que ser preferencialmente loira, tem que ser "mais ou menos" a sua altura e não pode ter um feitio complicado.
Ricardo Bernardes
O próximo foi Ricardo Bernardes, 41 anos, de Rio Maior. Ricardo tem uma paixão por cavalos, o mar e pelos seus animais, a que chama de "filhos", embora tenha dois filhos. Este concorrente quer que a sua companheira lhe faça companhia e que olhe por ele e, acima de tudo, que vá para a sua casa de coração aberto.
Catarina Manique
Por último, conhecemos a primeira concorrente feminina deste programa, Catarina Manique, 30 anos, do Fundão. Tal como Francisco Tomé, teve um passado duro. Tinha 12 anos quando sofreu de leucemia e foi obrigada a fazer um transplante. A agricultora pretende encontrar alguém "estável, que a trate bem, que goste da vida do campo e que goste de dançar."
Os pretendentes
São muitos os pretendentes que vão tentar conquistar os agricutores. São na maioria mulheres, mas também há homens. Conheça-os, um a um.
Sandra Lagarto
Mafalda Rodrigues
Daniela Freitas
Mafalda Matos
Dalila Gomes
Cláudia Sousa
Os primeiros encontros
Não comparando com os vestidos exuberantes da primeira temporada, mas ainda bem arranjadas, conhecemos mais aprofundadamente as candidatas a conquistar os agricultores. António Gonçalves e João Paliotes foram os agricultores que mais impacto causaram nas pretendentes e muitas expectativas foram criadas, tanto por eles como por elas. A mais entusiasmada foi mesmo Mafalda Rodrigues, que disse que já tinha feito a sua escolha, depois de ter visto os candidatos. A apresentadora, Andreia Rodrigues, avisou-a no entanto que ainda muita coisa podia acontecer.
Depois foi a vez de entrar a agricultora. Mas assim que uma das pretendes a viu, perguntou: "Mas há candidatas lésbicas?", disse Daniela Freitas, num dos momentos mais embaraçosos da noite.
No momento em que os pretendentes apareceram, Catarina Manique comentou que de agricultores eles não tinham nada. Depois das apresentações, cada agricultor pôde passar cinco minutos com cada candidato.
Com todos os participantes com o seu bloco de notas ao lado, prontos para apontarem algo sobre os candidatos, começaram os primeiros encontros. Rui Duque trouxe um presente para conquistar Catarina, tal como Susana Gomes, que trouxe um presente para António Gonçalves.
A maior preocupação de João Paliotes era a de que as candidatas tivessem medo de se sujar. Por outro lado, a maior preocupação das candidatas era se trabalhar e estar na quinta dava muito trabalho.
A noite
Quando a noite começou, candidatos e agricultores tiveram oportunidade de conviver na festa. António Gonçalves, mais uma vez, foi o mais concorrido da noite. O agricultor estava muito confiante e sempre atrás das pretendente.
A pretendente Dalila Gomes e o agricultor João Paliotes pareceram estar a dar-se muito bem e a concorrente fez questão de passar a noite toda ao lado dele, mesmo quando este falava com outras mulheres. Contudo, João Paliotes decidiu ir passar tempo sozinho com Cláudia Sousa. A conversa não durou muito tempo, já que Daniela Freitas decidiu juntar-se a eles e lutar pela atenção do homem. Depois de Daniela foi Dalila Gomes, que claramente não queria deixar João sozinho.
A agricultora Catarina Manique, por outro lado, não teve problemas na festa, juntou-se a todos os participantes e conseguiu ter tempo a sós com Daniel Malheiro, antes que Bruno Pontes se juntasse a eles.
Um factor comum a todos os encontros é que cada vez que algum dos agricultores queria estar a sós com alguém, outro pretendente juntava-se à conversa.
As escolhas
No final da noite, cada um dos agricultores selecionou quatro pretendes. A agricultora Catarina Manique escolheu Pedro Pereira, Ricardo Ferreira, Daniel Malheiro e Bruno Pontes. O agricultor António Gonçalves optou por Mafalda Rodrigues, Susana Gomes, Neusa Marques e Ana Paula Jesus. João Paliotes ficou com Dalila Gomes, Cláudia Sousa, Mafalda Matos e Daniela Ferreira. Francisco Tomé optou por Maria João Ramos, Yasmyni Lima, Nancy Jesus e Ana Sofia Videira. Por fim, o agricultor Ricardo Bernardes escolheu Sandra Lagarto, Yasmyni Lima, Mafalda Rodrigues e Cláudia Sousa.
Ricardo Bernardes foi o único concorrente a escolher candidatas que já tinham sido escolhidas por outros agricultores. Contudo ficou apenas com duas candidatas no fim, já que, para além de Sandra Lagarto, só Mafalda Rodrigues o decidiu conhecer. Cláudia Sousa decidiu conhecer apenas João Paliotes, já Yasmyni Lima, só optou por conhecer Francisco Tomé.
O primeiro momento de tensão
Depois de as escolhas serem feitas, os candidatos dirigiram-se para as quintas onde vão passar os próximos tempos. O nervosismo foi algo comum a todos os participantes, contudo há uns transpareceram mais confiança, como Dalila Gomes, Ana Paula Jesus e Pedro Pereira.
Ainda antes da chegada à quinta de João Paliotes, nasceu uma rivalidade entre Mafalda Matos e Dalila Gomes. As personalidades das duas concorrentes parecem chocar e isso foi provado quando Mafalda Matos disse "estás a parecer bipolar" a Dalila Gomes, por esta não querer que Mafalda ficasse triste, contudo, Dalila não reagiu bem a este comentário.