"Amanhã irá receber dois assistentes técnicos entre as 12 e as 14h30. Em que altura do dia chega a assistência técnica?". Havia três possibilidades de resposta: de manhã, à tarde ou à noite. Rui Marques não sabia o que dizer.

A nova aposta da TVI para os sábados à noite do canal chama-se "Mental Samurai", é apresentado por Pedro Teixeira e já se pode gabar de ter um vídeo viral. O concorrente andou às voltas, repetiu a resposta "entre as 12 e as 14h30" várias vezes e chegou a dizer que o meio do dia acontece de manhã. Já o apresentador esbracejou, gritou e cerrou os dentes, mas Rui Marques não sabia mesmo o que responder. Só tinha uma certeza: à noite é que não podia ser.

Rui Marques tem 21 anos e desde que se lembra que quer trabalhar em televisão. Quando chegou a altura de escolher a licenciatura, confessa à MAGG que teve a certeza daquilo que queria para o seu futuro. Por isso mesmo, licenciou-se em Ciências da Comunicação no ISMAI — Instituto Universitário da Maia.

Ranking MAGG. O melhor bagel de Lisboa fica no Saldanha e a massa é de fermentação lenta
Ranking MAGG. O melhor bagel de Lisboa fica no Saldanha e a massa é de fermentação lenta
Ver artigo

"A minha intenção ao participar no programa foi perceber o lado onde eu gostava de trabalhar, que é o lado do entretenimento. Não foi com a intenção de ir ganhar o dinheiro, foi para ir conhecer tudo o que está por detrás. E para me dar a conhecer também", conta Rui Marques à MAGG, que até já tem uma conta de Instagram chamada Rui Marques Oficial — e quase 5 mil seguidores.

Desde que participou no programa, Rui garante que tem recebido muitos comentários positivos. Tanto que até já chegou a ser reconhecido na rua. Só que nas redes sociais nem todas as mensagens são simpáticas, uma vez que a pergunta lançada no programa era bastante simples. É preciso então perguntar: Rui não sabia mesmo a resposta ou montou uma personagem para se tornar viral?

"Eu depois de ver em casa, sabia as respostas, mas aquilo é dos nervos", garante. "Além disso, eu nunca disse que era jornalista, eu disse que era licenciado em Ciências da Comunicação", diz, referindo-se ao caso específico dos utilizadores que o acusaram de ser um "jornalista inculto". "Mas eu lido bem com isto porque, a partir do momento em que uma pessoa assume que quer fazer isto da vida, já sabe que há o lado bom e o lado mau".

E a verdade é que já surgiram algumas coisas boas: na sequência da popularidade do vídeo da sua prestação na internet, Rui Marques foi ao "Você na TV!" a 13 de novembro. "Eu nunca achei que isto fosse gerar tanta visibilidade na internet porque o programa passou no sábado e até terça-feira não aconteceu nada. De repente, fui ao 'Você na TV!' e começou a loucura toda dos vídeos."

Para o jovem de 21 anos, ser convidado para o programa de Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes foi incrível: "Eu costumava dizer aos meus amigos que ainda havia de ir ao 'Você na TV!' e agora aconteceu. Tudo acontece se nós quisermos muito e fizermos por isso".

Rui Marques não quer saber do feedback negativo: "Se não fossem os meus amigos a mandarem-me, eu nem via muitos dos comentários". O seu sonho é trabalhar em entretenimento, e a participação no "Mental Samurai" foi uma oportunidade de conhecer os bastidores do mundo da televisão. Se pudesse voltar atrás, repetia a experiência toda — e faria tudo exatamente igual.

"Tudo o que está ali sou eu mesmo e quem me conhece sabe que eu sou assim. Deixei-me ser eu próprio, mas isso é o que vai acontecer sempre. Nunca me vou fazer passar por uma coisa que não sou só para aparecer".

25 peças de decoração de Natal para ter a casa mais festiva da temporada
25 peças de decoração de Natal para ter a casa mais festiva da temporada
Ver artigo

A única pessoa que está verdadeiramente desagradada com isto tudo é a mãe de Rui. "A minha mãe não está a reagir muito bem a todo este aparato, eu é que lhe vou dando algumas dicas. Ela responde-me que acha que as pessoas exageram muito". O jovem confessa ainda que prometeu à mãe tentar expô-la o menos possível, mas que há coisas que não consegue controlar porque "não está sozinho no mundo".

Quanto à possibilidade de participar noutro programa, esse não é o objetivo a longo prazo: "Eu gostava de participar noutros programas, mas a minha intenção não é participar em concursos, é começar a exercer e a trabalhar na minha área. Mas se tiver de participar, participo".

Rui Marques e a mãe estiveram no 'Você na TV!'

Para já Rui está a trabalhar em part-time na Zara para, no futuro, conseguir viver em Lisboa. "Eu tenho a certeza de que no Norte é muito mais difícil ter oportunidades de trabalhar em entretenimento porque só há estágios no Porto Canal ou na CMTV", conta. Ainda fez um estágio em informação, mas chegou à conclusão de que não era aquilo que queria: "Era demasiado sério para mim".

Quando chegar a Lisboa, vai fazer tudo o que está ao seu alcance para entrar no mundo do entretenimento. E até já tem um ídolo: Rui garante que ficou bastante surpreendido com Pedro Teixeira e adorou a forma como o ator trabalha e faz o programa. Apesar de confessar que antes preferia que fosse Cristina Ferreira a apresentadora, agora mudou de ideias: "Passou a ser o meu modelo em televisão. Um dia gostava de ser assim".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.