Para começar bem o primeiro dia de inverno do ano, “Saltburn”, o tão aguardado filme de suspense psicológico protagonizado por Jacob Elordi e Barry Keoghan, chega esta sexta-feira, 22 de dezembro, à Prime Video. A realizadora Emerald Fennell (que já ganhou um Óscar com o filme “Uma Miúda com Potencial”), com esta nova longa-metragem - que conta com Margot Robbie na produção -, é uma bela e perversa história de privilégio e desejo, que, inclusive, está nomeada para os Globos de Ouro de 2024 dos EUA.
O filme conta a história de Oliver Quick (Barry Keoghan), um estudante que entrou em 2007 para a Universidade de Oxford e que está à procura do seu lugar na comunidade. Quando, um dia, se depara com Felix Catton (Jacob Elordi) com um furo no pneu da bicicleta, ajuda-o, e a partir daí Oliver tenta criar uma amizade. Quando consegue fazê-lo, é atraído para o mundo charmoso e aristocrático de Felix, composto pelos pais, James (Richard E. Grant) e Elspeth (Rosamund Pike), e pela irmã mais nova, Venetia (Alison Oliver). Além deles, também Pamela (Carey Mulligan) e Farleigh (Archie Madekwe) moram na mansão, mas são tratados como “brinquedos descartáveis”.
Oliver é então convidado para passar um verão em Saltburn, nome da propriedade da excêntrica família, depois de descobrir que o seu pai, um traficante de drogas, foi encontrado morto. A partir daí, tudo na vida de Oliver muda, depois de experienciar aquilo que é a família Catton. A realizadora Emerald Fennell quis retratar uma família aristocrática inglesa exatamente pelos seus centros de poder, e pela maneira como tendem a tratar os outros.
“Questiono a nossa relação com essas casas majestosas, com essas pessoas, porque todos nós amamos isso. Sabemos que não devemos, mas queremos estar lá. E, por mais que te prepares, os aristocratas tiram-te o poder de forma muito interessante, com encanto, carinho e amor, até ficarem entediados e te descartarem”, disse, em conversa com a revista “Elle”. A família Catton é, assim, caracterizada como “aquela que suga todos”, de acordo com a realizadora, e que procuram brinquedos para se divertirem no seu dia a dia.
“Ele [Oliver] está apaixonado por Felix, mas deseja-os a todos. Eu quero que o espectador tenha vontade de fazer sexo com todas os personagens e de assassiná-las também. A ideia é que as pessoas saiam do filme com aquele sentimento de formigueiro e sem saber se aquela sensação é boa ou má”, explicou Emerald Fennell. A crescente obsessão de Oliver pela família de Felix vai ser notória ao longo do filme, destacando-se a sua fácil maneira de se adaptar àquilo que os Catton querem. Pelo trailer, dá para perceber a transformação da personagem de Barry Keoghan, que passa de um universitário sem rumo para um rapaz instável que anda nu por um cemitério (algo que o ator confirmou na entrevista com o mesmo meio de comunicação social).
Também Jacob Elordi, que já protagonizou várias produções como “A Banca dos Beijos”, “Euphoria” e “Águas Profundas”, falou com a "ELLE" sobre o filme, garantindo que mais do que um retrato da sociedade, “Saltburn” é “uma conversa particular que cada telespectador vai ter consigo mesmo, uma jornada individual”. Além destes atores, também Ewan Mitchell, Lolly Adefope, Sadie Soverall e Paul Rhys fazem parte do elenco.
O filme, que saiu nos EUA em novembro deste ano, acabou também por ser considerado para as nomeações dos Globos de Ouro norte-americanos, que ficaram conhecidas no início de dezembro. As prestações de Rosamund Pike e Barry Keoghan valeram aos dois atores as indicações para Melhor Atriz Secundária e para Melhor Ator em Filme Dramático, respetivamente.