O ano está prestes a acabar, mas nem isso é desculpa para que as plataformas de streaming deixem de entreter os consumidores. Até ao final de 2023 novas séries e filmes farão parte dos catálogos das plataformas disponíveis em Portugal, para que todos consigam aproveitar os dias que restam do último mês do ano. Quer sejam novas produções quer sejam filmes que já estiveram em exibição no cinema, existe conteúdo para todos os gostos, e o streaming não deixou os clássicos de fora.

Estas são as séries mais vistas na Netflix em 2023 (e há um português na lista)
Estas são as séries mais vistas na Netflix em 2023 (e há um português na lista)
Ver artigo

É o caso de “Os Mercenários 4”, que estreou no grande ecrã em setembro deste ano e chega agora à Prime Vídeo. O quarto filme do franchise, que conta com um elenco de estrelas como Sylvester Stallone, Jason Statham, Dolph Lundgren, Megan Fox, Andy Garcia e ainda o rapper 50 Cent, é a mais recente aventura do grupo de mercenários liderado por Barney Ross (Stallone) que, depois de aceitarem uma missão secreta, sofrem sempre as consequências dos seus atos.

Também “Barbie” chega ao streaming até ao final do ano. O filme protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling recebeu nove nomeações para os Globos de Ouro 2024, incluindo o prémio para Melhor Argumento, e estreia-se na HBO Max para que todos os entusiastas que queiram (re)viver no mundo da Barbie o possam fazer. Também nomeado para os Globos de Ouro 2024 está “Maestro”, realizado e protagonizado por Bradley Cooper, que estreia na Netflix até ao final do ano. "Berlim" também faz parte do catálogo desta plataforma de streaming, que irá contar a vida de um dos assaltantes mais queridos da série "La Casa de Papel".

No entanto, também as produções portuguesas terão espaço no streaming até ao fim de 2023. “Os Eleitos”, série produzida pela OPTO, plataforma de streaming da SIC, chega para dar a conhecer a rivalidade do mundo do desporto de alta competição, enquanto que as duas temporadas de “3 Mulheres” estreiam na Prime Video. 

Netflix

“Maestro” (20 de dezembro)

Nomeado para quatro Globos de Ouro 2024, esta história percorre a complexa e difícil relação entre a atriz Felicia Montealegre (Carey Mulligan) e o compositor do musical “West Side Story” Leonard Bernstein (Bradley Cooper), que durou mais de 20 anos. Também os casos extraconjugais com outros homens e a homossexualidade de Bernstein são retratadas, de modo a explicar e a entrar no mundo do compositor. Bradley Cooper está, para este filme, nomeado para Melhor Ator em Filme Dramático e para Melhor Realização, uma vez que também é realizador da longa-metragem. 

“Ricky Gervais: Armageddon” (25 de dezembro)

O espetáculo do humorista britânico, intitulado "Armageddon", que passou pela Altice Arena, em Lisboa, em outubro deste ano, chega agora ao streaming para presentear (literalmente, já que estreia dia 25) os entusiastas. Depois de a digressão europeia do humorista de 61 anos chegar ao fim a 1 de dezembro, tendo passado por Portugal, Suíça, Irlanda, Dinamarca, Alemanha ou Noruega, Ricky Gervais anunciou nas redes sociais que o espetáculo iria chegar à Netflix, e o cocriador e protagonista de séries como "The Office" (2001) e  "After Life" (2019) cumpriu a promessa.

“Berlim” (29 de dezembro)

O spin off de "La Casa de Papel" vai desvendar as origens do carismático assaltante interpretado por Pedro Alonso e apresentar ao público a sua fiel equipa. Para Berlim, apenas duas coisas podem transformar um dia mau num grande dia: amor e dinheiro. Nesta série, o telespectador vai poder ver os melhores anos do assaltante, numa altura em que ainda não existem sinais da sua doença e ainda não está preso na Casa da Moeda. É aqui que Berlim começa a preparar um dos seus maiores assaltos, onde fará desaparecer 44 milhões de euros em jóias. 

HBO Max

“Barbie” (15 de dezembro)

O filme que mais faturou nas salas de cinema em 2023 (até ao momento) está agora no catálogo da HBO Max para alegrar os entusiastas. O mundo perfeito da Barbie não deixa o  típico estereótipo desta boneca, como loira, bonita, alegre e amigável de lado, mas assume também um lado satírico e sentimental que deixou (e deixará) os telespectadores pensativos, tanto do lado da boneca como do lado de Ken. Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera, Kate McKinnon, Issa Rae e Will Ferrell fazem parte do elenco principal do filme escrito e realizado por Greta Gerwig, que está nomeado para 9 prémios nos Globos de Ouro de 2024.

“Oprah and The Color Purple Journey” (28 de dezembro)

O novo documentário de Oprah Winfrey baseia-se no clássico “A Cor Púrpura” de Steven Spielberg, lançado em 1985, que retrata a vida da adolescente negra norte-americana Celie (Whoopi Goldberg), nascida no início do século XX e que viu a sua vida virada do avesso depois de ser violada pelo padrasto e de ser obrigada a casar. Winfrey interpretou Sophie no clássico e, depois de todo o impacto que a história teve na cultura negra, a apresentadora decidiu mostrar os bastidores da produção do longa-metragem, sendo uma nova abordagem ousada do clássico, com Taraji P. Henson, Halle Bailey,  H.E.R. e Danielle Brooks nos papéis principais.

Prime Video

“Os Mercenários 4” (20 de dezembro)

O quarto filme da saga “Os Mercenários” promete trazer de volta toda a experiência e suspense que os três filmes anteriores deixaram. Agora, armados com toda a artilharia a que podem deitar a mão, a equipa liderada por Barney Ross (Sylvester Stallone)  enfrentará um traficante de armas que controla um vasto exército privado, e os mercenários são a última esperança que resta. O grupo junta-se pela primeira vez a uma nova geração que dará outra perspetiva àqueles que estão lá desde o primeiro dia, e conta com um elenco de estrelas, como Sylvester Stallone, Jason Statham, Dolph Lundgren e Megan Fox.

“Gigoló per caso” (21 de dezembro)

Esta série de comédia italiana segue Alfonso (Pietro Sermonti) e a difícil relação com o seu pai, Giacomo (Christian De Sica), que já viu melhores dias. No entanto, consegue ficar mais estranha após o pai ficar doente, quando Alfonso descobre que este sempre manteve escondida a sua verdadeira profissão: ser gigoló (acompanhante de luxo masculino). Em crise com a mulher, Margherita (Ambra Angiolini), e em dificuldades financeiras, Alfonso decide revolucionar a sua existência e seguir os passos do pai, descobrindo uma versão completamente inesperada de si mesmo.

“Os Fabelmans” (28 de dezembro)

Criado no Arizona, EUA, na era pós-Segunda Guerra Mundial, o jovem Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle) apaixona-se por filmes depois de os seus pais o levarem a ver "O Maior Espetáculo da Terra" e, armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o agrado da sua mãe solidária. No entanto, o adolescente depressa descobre um segredo de família devastador e explora a forma como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros. “Os Fabelmans” é uma história vagamente baseada na própria infância do realizador do filme, Steven Spielberg.

“3 Mulheres” (31 de dezembro)

Esta é uma série de ficção portuguesa que, a partir das biografias e da intervenção cultural da poetisa Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa (pseudónimo de Maria Armanda Falcão), recorda os últimos anos do Estado Novo, desde o início da Guerra colonial à véspera da Revolução de Abril. As três mulheres, cujas ações e percursos acabaram por ser um exemplo de coragem e compromisso, tornaram-se protagonistas da revolução cultural que precedeu a queda da ditadura, e são protagonizadas por Soraia Chaves, Victoria Guerra e Maria João Bastos, respetivamente.

OPTO

“Os Eleitos” (29 de dezembro)

“Os Eleitos” chega para dar a conhecer a rivalidade do mundo do desporto de alta competição. A produção passa-se em Monsanto, na Academia de Alto Rendimento, onde as jovens promessas do desporto partilham o mesmo objetivo: tornarem-se nos melhores atletas do mundo. No entanto, depressa descobrirão que em todos os outros aspetos da vida são bastante diferentes e, quando uma tragédia abala a Academia, um possível homicídio é posto em causa naquele ambiente tão competitivo. O elenco de “Os Eleitos” está cheio de estrelas portuguesas já conhecidas e em ascensão, como é o caso de Joana Cravo, Paula Magalhães, João Maneira, João Bettencourt, Paula Lobo Antunes e Pedro Granger.

SkyShowtime

"Transformers: O Despertar das Feras" (15 de dezembro)

Ambientado nos anos 90, "Transformers: O Despertar das Feras"  é uma sequência direta de “Bumblebee”, que se passa em 1987, e que leva o telespectador numa nova aventura com os Autobots (automóveis robóticos). Para quem não conhece o franchise, os Transformers são um grupo de robôs que se conseguem transformar em máquinas mecânicas, que acabaram por se tornar um sucesso mundial. No mais recente filme, o sétimo do franchise, que esteve em exibição em junho deste ano, os Autobots, Maximals, Predacons e Terrorcons vão lutar contra os Decepticons na Terra, e Noah (Anthony Ramos), um jovem astuto do Brooklyn, e Elena (Dominique Fishback), uma ambiciosa e talentosa pesquisadora de artefatos, acabam por ser arrastados para o conflito.

"Do Jeito que Elas Querem - Um Novo Capítulo" (24 de dezembro)

Esta comédia romântica é a sequela do filme "Do Jeito que Elas Querem", que saiu em 2018, e que contou a história de quatro amigas de longa data que estão na casa dos 60 anos e decidem ler no clube do livro mensal o romance "Cinquenta Sombras de Grey", que muda as suas vidas para sempre. Agora, na sequela, as famosas Diane (Diane Keaton), Vivian (Jane Fonda), Sharon (Candice Bergen) e Carol (Mary Steenburgen) seguem numa viagem de sonho do seu clube de leitura até Itália, para fazerem a famosa "girls trip" que nunca tiveram. No entanto, quando alguns segredos são revelados, as férias das quatro amigas transforma-se numa aventura passada de norte a sul de Itália, única nas suas vidas.

"Velocidade Furiosa X" (31 de dezembro)

Desde 2001 que a saga " Velocidade Furiosa" atrai multidões até ao cinema, e o alegado último filme do franchise (porque depois vieram a anunciar que estaria dividido em três partes) não foi exceção. Depois de ter estado em exibição em maio deste ano, "Velocidade Furiosa X" chega à SkyShowtime no último dia do ano, para alegrar os entusiastas. A mais recente produção do franchise leva o telespectador numa nova aventura de Dominic Toretto (Vin Diesel) e da sua família, contra um adversário, Dante (Jason Momoa), motivado pelo desejo da vingança, após testemunhar a queda do seu pai no quinto filme, personagem do português Joaquim de Almeida. Também em "Velocidade Furiosa X" temos mais uma portuguesa no elenco, a atriz Daniela Melchior.

Disney Plus

“Indiana Jones e o Marcador do Destino” (15 de dezembro)

O último e mais recente capítulo das aventuras de Indiana Jones já chegou ao streaming. Harrison Ford regressa ao papel do lendário arqueólogo da Sétima Arte e herói Indiana Jones, que vai à procura de um artefato capaz de mudar o passado da humanidade. Desta vez, o arqueólogo tem de enfrentar Jürgen Voller, um inimigo com quem se cruzou 25 anos antes e que agora trabalha num programa espacial da NASA, e que está decidido a controlar este artefato, intitulado de "Marcador do Destino", para "corrigir" os erros de Hitler e mudar o curso da História a favor dos Nazis. Para conseguir realizar os seus planos e impedir a catástrofe, Indiana Jones tem de unir forças com Helena Shaw (Phoebe Waller-Bridge), a sua destemida e imprevisível afilhada.

"Percy Jackson and the Olympians" (20 de dezembro)

A nova série da Disney Plus, baseada na saga de livros homónima de Rick Riordan, conta a história de Percy Jackson (Walker Scobell), um semideus de 12 anos que é acusado pelo deus grego Zeus de lhe ter roubado o Raio. Para conseguir fugir de vários monstros e tendo de ser mais esperto do que os outros deuses, Percy tem de viajar até aos EUA para devolver o Raio de Zeus (Lance Reddick), para conseguir  impedir a guerra. Com a ajuda dos seus companheiros de missão, Annabeth (Leah Jeffries) e Grover (Aryan Simhadri), a jornada de Percy irá aproximá-lo das respostas que procura: como se integrar num mundo em que se sente deslocado, e descobrir quem está destinado a ser.