Cumprindo a tradição, a RTP reuniu apresentadores, atores e jornalistas para celebrar a rentrée televisiva. Da ficção aos documentários, passando pelo entretenimento, há novidades para todos os gostos, sem esquecer a informação, com especial destaque para o desporto, uma vez que a estação pública de televisão detém os direitos de transmissão do Mundial de Futebol do Qatar, que começa a 20 de novembro, e que será (quase de certeza) o último de Cristiano Ronaldo.
A maior parte das novidades e regressos ainda não tem data de estreia mas já se sabe quais as que vão chegar à antena da RTP até ao início de 2023.
"The Voice Portugal" (25 de setembro)
Aos veteranos Marisa Liz e Diogo Piçarra juntam-se Carolina Deslandes (que transita do "The Voice Kids") e o estreante nestas lides Dino D'Santiago. Os quatro jurados, juntamente com os anfitriões Vasco Palmeirim e Catarina Furtado, vão dar a conhecer e avaliar novos talentos musicais, naquela que é a décima temporada do "The Voice Portugal"
"Masterchef Portugal" (noites de sábado, 2022)
A sexta edição do cooking show regressa no outono e traz novos jurados, que vão avaliar os aspirantes a chefs. Os chefs Pedro Pena Bastos, do CURA (restaurante do Ritz Hotel Four Seasons Lisboa, que detém uma estrela Michelin), Noélia Jerónimo (do Noélia e Jerónimo, em Tavira) e Ricardo Costa (líder da cozinha do Yeatman, no Porto, premiado com duas estrelas Michelin) são os sucessores de Marlene Vieira, Vítor Sobral e Óscar Geadas.
"Masterchef Portugal" é também o formato escolhido para os portugueses entrarem em 2023, caso escolham a companhia da RTP1. Filomena Cautela vai ser a anfitriã de uma emissão especial do programa, que contará com concorrentes, os chefs e também convidados especiais.
"Taskmaster" (sem data de estreia)
Vasco Palmeirim e Nuno Markl vão voltar a ser os anfitriões do programa de tarefas e provas malucas mais hilariante da televisão portuguesa. Toy, Inês Aires Pereira, Gilmário Vemba e Jessica Athayde regressam para mais uma jornada de desafios, e o formato, adaptado do original inglês criado por Alex Horne, vai contar com vários convidados especiais.
"Viagem a Portugal com Fábio Porchat" (2022)
No ano em que se celebra o centenário do nascimento de José Saramago, o humorista brasileiro Fábio Porchat vai percorrer as terras relatadas na obra homónima do Nobel da Literatura português. Porchat vai conhecer "o Portugal de hoje", para "compreender o que foi e o que é o Portugal de hoje", como explicou o próprio num vídeo exibido durante a apresentação das novidades da estação pública de televisão.
"Sou Menino Para Ir" (2022)
Naquela que é a sua estreia a solo em televisão, Salvador Martinha vai aceitar vários desafios propostos por fãs e seguidores. O formato, que começou no Youtube e passou pelo canal de cabo Fox, salta agora para o pequeno ecrã, mostrando o humorista de 39 anos em situações hilariantes, desafiantes e até inspiradoras - que incluem ir a Fátima a pé.
"Programa Cautelar" (sem data de estreia)
Filomena Cautela confirmou, durante a apresentação das novidades da RTP, o regresso do programa de análise e discussão de temas da atualidade. Na nova temporada de "Programa Cautelar" serão abordados assuntos como o Serviço Nacional de Saúde, conflitos esquecidos e a crise na habitação.
"O Preço Certo" - 20.º aniversário (sem data de estreia)
O concurso apresentado por Fernando Mendes celebra 20 anos em antena e, para assinalar a data, será feita uma emissão especial em direto, fora de estúdio e numa localidade ainda por divulgar. A novidade foi avançada pelo humorista na apresentação da nova grelha da RTP.
"O Crime do Padre Amaro" (2022)
José Condessa e Bárbara Branco protagonizam o romance proibido entre o padre Amaro e a menina Amélia. A muito aguardada minissérie de seis episódios, realizada por Leonel Vieira, é a primeira adaptação a ficção televisiva do romance homónimo de Eça de Queirós.
"Cuba Libre" (21 de setembro)
Beatriz Godinho ("O Clube", "Esperança") dá vida a Annie Pais Silva, filha única do último diretor da polícia política de Salazar e que se apaixonou por Che Guevara e pela Cuba de Fidel Castro. Baseada na história verídica de Ana Maria Palhota da Silva Pais, a série relata a extraordinária vida de uma jovem portuguesa, oriunda de um meio privilegiado, que se muda para Cuba com o marido, um diplomata suíço, e se apaixona pelos ventos revolucionários do regime comunista liderado por Fidel Castro.