As notícias da morte da televisão linear são claramente exageradas. No espaço de meio ano, nascem dois canais em Portugal. Primeiro o News Now, do grupo Media Livre e, até ao final do ano, um novo canal generalista, da mesma casa da TVI.
De acordo com o jornal "Eco", o novo canal será generalista (ou seja, terá informação, entretenimento e ficção) e irá substituir o TVI Ficção. Hugo Andrade, que já foi diretor de programas da RTP e se mudou para a Media Capital em 2020, onde é atualmente diretor-geral adjunto, será o responsável deste novo canal.
De acordo com o "Público", o novo canal do grupo Media Capital tem como objetivo concorrer diretamente com a CMTV. O canal do grupo Medialivre é líder do cabo, com uma média de 5,7% de share em 2024. O News Now, que foi lançado no passado mês de junho, registou, no espaço de três semanas, 0,4% de quota de mercado.
A TVI Ficção é atualmente liderada por Ana Rita Clara que, como deixou antever num post na rede social Instagram, irá manter-se no projeto. "A celebrar três anos no Grupo Media Capital e estão a chegar novidades boas. A contar os dias para poder partilhar tudo. Só vos posso assegurar que será sempre tudo feito com muita entrega e paixão. Mas enquanto esse dia não chega, vejam os programas e digam me o que acham", escreveu a senior advisor da TVI Ficção.