Há um ano, os fãs de Stephen King foram seduzidos por um pequeno “teaser” da série “Castle Rock”, que prometia explorar o extenso universo do autor norte-americano, também conhecido como o “Rei do Terror”.
Quem conhece o trabalho de King sabe que este já é um veterano no que toca a contar histórias de arrepiar, tendo escrito diversos livros que se tornaram um sucesso como “The Shinning”, “It”, “The Dark Tower”, “Carrie” e “The Green Mile”. Os mesmos foram alguns dos que ganharam adaptações tanto para o cinema como para a televisão — é o caso da mini-série “It” de 1990. No entanto, em setembro de 2017, o famoso palhaço assassino, Pennywise, regressou aos cinemas desta vez nas mãos de Andy Muschietti, com Bill Skarsgard, Finn Wolfhard e Jaeden Lieberher entre o elenco. É ainda esperada uma sequela para 2019, com os miúdos do “Loser’s Club” já adultos, que conta com James McAvoy e Jessica Chastain.
Ao longo dos anos, os leitores mais atentos do autor têm vindo a reparar que, apesar das histórias serem distintas, os livros estão todos ligados entre si, ao qual chamam o “Multiverso de Stephen King”. Mas é preciso ser um perito no assunto para ver “Castle Rock”? Nem por isso. Nós explicamos tudo o que tem de saber antes de ver a série.
O que é o “Castle Rock” e do que se trata?
É uma série de drama, fantasia e terror, do serviço de streaming Hulu (semelhante à Netflix), que tem como produtor executivo J.J. Abrams e Stephen King como co-argumentista. Em Portugal, chega ao TVSéries no dia 4 de agosto.
No entanto, o título “Castle Rock” não é algo que vá encontrar nas prateleiras dos livros de Stephen King. A série não é uma adaptação direta de um dos seus livros, mas sim uma expansão do universo. Ao longo dos anos, o autor tem feito conexões entre as diferentes histórias o que resultou na criação do seu próprio mundo ficcional. E a prova de uma dessas ligações é Castle Rock — uma cidade fictícia no estado do Maine, presente em vários livros de King, tais como “The Dead Zone”, “Cujo” e “Needful Things”. A série empresta então as personagens e os enredos dos livros mais famosos de King criando uma nova história original.
Durante a Comic Con 2018 em San Diego, os criadores Dustin Thomason e Sam Shaw confirmaram que a série se trata de uma antologia, ou seja, cada temporada irá retratar uma história diferente ("American Horror Story" e "Black Mirror" são exemplos de séries antológicas).
Quem são as personagens?
Através das imagens do trailer, foi possível conhecer algumas das personagens que farão parte desta primeira temporada sendo que uma delas já é conhecida no universo de Stephen King. Uma das referências que marcam presença no trailer é a prisão de Shawshank, que foi primeiro introduzida no livro "Rita Hayworth and Shawshank Redemption" e referida em "It", "The Dead Zone" e "Under The Dome".
Henry Deaver (André Holland)
Henry é um advogado especializado em casos de pessoas condenadas à pena de morte. É natural de Castle Rock, mas abandonou a cidade após um acidente misterioso que causou a morte do pai. Apesar de ser raramente bem sucedido, tenta proteger pessoas que tenham perdido a esperança.
The Kid (Bill Skarsgard)
"The Kid" é um prisioneiro — que não sabe o seu próprio nome — que foi encontrado numa jaula nas profundidades de Shawshank, mas é o "coração" do todo o mistério que paira em Castle Rock. A personagem é interpretada por Bill Skarsgard, que também participou na adaptação de "It" de 2017 no papel de Pennywise.
Ruth Deaver (Sissy Spacek)
Ruth é a mãe adotiva de Henry, residente em Castle Rock, que sofre de demência e vive com Alan Pangborn (Scott Glenn). A atriz, Sissy Spacek, participou também na famosa adaptação de Stephen King "Carrie" (1976).
Molly Strand (Melanie Lynskey)
Molly trabalha numa imobiliária e cresceu do outro lado da rua de Henry, que conhece desde criança.
Alan Pangborn (Scott Glenn)
Quem leu o livro, reconhece que Pangborn, um xerife, é o herói de Castle Rock em "Needful Things", aparecendo também em "The Dark Half". Já não sendo o herói que costumava ser, agora passa o seu tempo a tomar conta de Ruth Deaver por quem está apaixonado há 30 anos.
Dace Lacy (Terry O'Quinn)
Dace é o diretor da prisão de Shawshank e tem um papel importante no encarceramento de "The Kid".
Jackie Torrance (Jane Levy)
Jackie é uma historiadora de Castle Rock e entusiasta de coisas macabras. Apesar de não haver confirmações sobre esta ligação, os fãs não puderam deixar de reparar nas semelhanças entre o nome da personagem, Jackie Torrance, com Jack Torrance de "The Shinning" interpretado por Jack Nicholson na adaptação cinematográfica.