15,6% de quota de mercado é o número da vitória da TVI. A tendência já se tinha começado a desenhar há várias semanas e tomou forma aquando a estreia da novela "Cacau" e de "Big Brother -Desafio Final".

A aposta na novela protagonizada por Matilde Reymão e José Condessa e os diários do reality show conduzido por Cláudio Ramos foram decisivos para a conquista desta vitória, consolidando público no horário nobre da TVI, o que também impulsionou a subida do "Jornal Nacional", o noticiário da noite.

É o tudo por tudo! SIC tem 3 dias apenas para tentar travar vitória da TVI (mas vai ser difícil)
É o tudo por tudo! SIC tem 3 dias apenas para tentar travar vitória da TVI (mas vai ser difícil)
Ver artigo

Em comunicado, José Eduardo Moniz, Cristina Ferreira e Nuno Santos, já reagiram à vitória. O diretor geral da TVI diz que estes resultados "representam o reconhecimento dos espectadores pelo esforço, pela dedicação, pela criatividade e pela competência de quantos fazem diariamente a estação”. A diretora de Entretenimento e Ficção diz que “os números refletem o foco, a persistência e capacidade de uma equipa que todos os dias trabalha afincadamente para que a TVI volte a ser a grande referência da televisão portuguesa, em todas as áreas”.

Já o diretor de informação diz que “a estação está a dar passos seguros em todas as áreas". "No Jornalismo temos procurado afirmar a TVI como um referencial de credibilidade, mas também como a marca de Informação que está ao lado dos cidadãos, questionando e fiscalizando todos os poderes", salientou.

Numa manobra inesperada, a estação de Paço de Arcos, que fechou fevereiro com 15% de share, não só reconheceu a derrota como publicou nas redes sociais uma mensagem de parabéns à TVI.

"Parabéns por fevereiro, TVI. Depois de 60 meses consecutivos em que a SIC foi o canal mais visto no País, em fevereiro isso não aconteceu. Aos nossos concorrentes, parabéns e obrigado por darem luta. Somos mais fortes quando nos desafiam e estamos a trabalhar para ter sempre a sua preferência", ouve-se neste vídeo, onde o canal de Paço de Arcos se afirma como "televisão positiva".

De acordo com dados da CAEM, e com as contas feitas dos primeiros dois meses do ano, SIC e TVI estão em empate técnico, com 15,1% de share cada.