A ficção portuguesa continua a atravessar fronteiras. A série "Vanda", protagonizada por Gabriela Barros, vai estar disponível na plataforma de streaming Hulu, disponível apenas nos Estados Unidos. A notícia é avançada pelo "Deadline", que adianta ainda que os direitos de transmissão da série criada por Patrícia Müller foram recentemente adquiridos pelo grupo Canal + em França, pela Lionsgate + no Brasil e pela SBS na Austrália.

"Vanda". A história real da cabeleireira assaltante de bancos estreia esta quinta-feira na OPTO
"Vanda". A história real da cabeleireira assaltante de bancos estreia esta quinta-feira na OPTO
Ver artigo

Escrita por Patrícia Müller (autora de séries como "A Rainha e a Bastarda", "A Generala" e "Luz Vermelha") e Carmen Jimenez, esta coprodução da SPi, La Panda e Legendary Television, foi lançada em março de 2022 na plataforma OPTO SIC. Gabriela Barros veste a pele de Vanda Lopes, personagem inspirada em Dulce Caroço, que ficou conhecida como A Viúva Negra.

Em novembro de 2013, Dulce Caroço era condenada a sete anos e meio de prisão. A cabeleireira, natural da Costa da Caparica, foi acusada de 11 roubos e uma tentativa de assalto a várias dependências bancárias em Lisboa, Oeiras, Estoril, Paço de Arcos e Parede. Os crimes aconteceram todos entre abril de 2011 e outubro de 2012, e Dulce recorria a disfarces (perucas, óculos de sol) e usava uma arma de plástico. Foi apanhada em flagrante delito em outubro de 2012, durante uma tentativa de assalto a um balcão do Banif, em Lisboa. Dulce está atualmente em liberdade.

"Vanda" está nomeada na categoria Melhor Série / Telefilme nos Prémios Sophia, atribuídos anualmente pela Academia Portuguesa de Cinema. Galardões serão entregues a 21 de maio.