Edmar Teixeira afinal não era assim tão compreensível para com as palavras homofóbicas de Hélder quanto fazia parecer dentro da casa do "Big Brother 2020", e assim que foi expulso do programa revelou aquilo que verdadeiramente sente em relação à situação. O concorrente, gay assumido, foi alvo de comentários jocosos por parte de Hélder, o que gerou uma polémica que ganhou escala nacional e levou mesmo a que Hélder tivesse corrido o risco de expulsão este domingo, em que teve uma votação só para si (acabou salvo pelos portugueses). Durante a polémica, Edmar sempre se colocou ao lado de Hélder e sempre garantiu ao concorrente que não tinha levado a mal os seus comentários, que sabia que ele não era homofóbico e que estava tudo ótimo entre os dois. Esta compreensão durou apenas até Edmar ter sido expulso.
Na madrugada desta segunda-feira, Edmar publicou um story na sua conta de Instagram em que mostrou aquilo que realmente sente em toda esta situação. "Tendo visto o vídeo em que o Hélder está a falar, estou desiludido comigo mesmo", começou por escrever Edmar. Acontece que tudo o que Edmar possa ter visto fora da casa já o tinha visto lá dentro, porque as imagens já lhe tinham sido mostradas. "Ele é homofóbico", concluiu o concorrente de Londres, que vive com os pais em Mirandela. A explicação veio depois. "Na época era tão difícil porque todos o estavam a apoiar". Edmar escreveu ainda que Hélder tinha duas caras. "Na minha cara, era uma pessoa, e eu achava que era verdadeiro. Mas agora eu vi o que todos os portugueses viram. Ele não é a pessoa que eu realmente pensava que ele era".
A reação de Edmar dentro do programa, de grande compreensão e desculpabilização em relação às palavras e gestos de Hélder, poderá não ter caído bem junto da comunidade LGBT. E Edmar referiu-se, também, à comunidade. "E para a comunidade LGBT+ em Portugal e around the world, desculpa por não a ter defendido. Eu estava com tanto medo de discutir e ter pessoas a odiarem-me na casa". Num outro story, Edmar volta a referir-se à comunidade e a pedir desculpas por não a ter defendido. "Lembrem-se, eu era o único gay dentro da casa e fiquei mesmo com medo que os meus amigos na casa não me fossem apoiar. Desculpa do fundo do coração à LGBT+, porque nós somos pessoas como as outras. Agora que ouvi aquilo fiquei a chorar". Edmar concluí a dizer que não devia ter defendido o colega de casa. "Eu fiz um erro ao defender o Hélder".
O concorrente promete voltar a falar sobre o tema e contar aquilo que chama de "a minha verdade" esta segunda-feira de manhã no programa "Você na TV".