Regressar à televisão aos 65 anos é um feito quase inédito em Portugal. Teresa Guilherme retorna ao pequeno ecrã — e aos reality shows — em setembro.  A TVI anunciou esta terça-feira, 5 de agosto, o regresso da apresentadora à estação em setembro, para conduzir "Big Brother a Revolução". E usou a frase: “A TVI tem Memória”. E, por falar em memória, vamos relembrar o que dizia Teresa Guilherme em novembro de 2008.

“Sim, gostava de voltar a apresentar o Big Brother, mas isso não quer dizer que vá ser eu a fazê-lo. E o José Eduardo Moniz [à época diretor-geral da TVI] tem a Júlia [Pinheiro], que seria uma excelente apresentadora. Ele não precisa de mim. Se seria divertido para mim? Sim, seria! Se seria divertido para ele? Não sei! E será que ele vai fazer o BB ? Eu acho que não! 2009 vai ser um ano de crise e o BB é um formato grande, dispendioso... Não sei”.

Foram precisos 12 anos após estas declarações para que a TVI voltasse a apostar no formato que tornou a estação líder. Antes, ainda em 2010, José Eduardo Moniz apostava nos reality shows mas noutro formato, a Casa dos Segredos, cuja primeira edição era apresentada por Júlia Pinheiro.

E é precisamente por Júlia Pinheiro que começamos, naquele que é o TOP 5 das maiores polémicas (e histórias) que envolvem Teresa Guilherme.

A zanga com Júlia Pinheiro

Nos 'mentideros' do meio televisivo, há rumores de zangas entre várias figuras públicas. Mas a antipatia mútua de Teresa Guilherme e Júlia Pinheiro é publicamente conhecida, assumida e comentada ao longo de quase uma década, com trocas de galhardetes de ambas.

Em 2011, Júlia Pinheiro deixa a TVI e ruma à SIC. Teresa Guilherme assume a condução da segunda edição da "Casa dos Segredos". É o seu regresso aos reality shows e o início de uma longa troca de ‘bocas’ antes as duas apresentadoras. Na TVI, e a liderar o prime time de domingo, Teresa Guilherme classificou de ‘mixuruco’ o programa que a SIC tinha para combater "Secret Story", "Toca a Mexer", apresentado por Bárbara Guimarães. A resposta de Júlia Pinheiro não necessita de grandes interpretações.

Teresa Guilherme está de volta para apresentar "Big Brother A Revolução"
Teresa Guilherme está de volta para apresentar "Big Brother A Revolução"
Ver artigo

“Não faço avaliações profissionais sobre os meus colegas. Quanto muito, só para os elogiar. O que aqui não é o caso…”. E se o passar dos anos poderia ter servido para amenizar esta tensão, tal nunca aconteceu. Tanto que, no início deste ano, Teresa Guilherme afirmava no "5 Para a Meia-Noite". "Se nos cruzarmos, não sei se falaremos. Não há nenhuma amizade". Ironicamente, no início deste ano, Teresa Guilherme voltou a substituir Júlia Pinheiro, desta vez no teatro, na peça "Os Monólogos da Vagina".

A amarga saída da SIC

“Vou acabar a minha carreira na SIC”. A afirmação, surpreendente e peremptória, foi feita pela apresentadora em 2017, em entrevista ao site N-TV. Uma convicção que, em agosto de 2020, parece estar longe de concretizar-se, tendo em conta o seu regresso iminente à TVI. Teresa Guilherme tem duas passagens pela estação de Carnaxide. A primeira, de boa memória, que começa em 1993 e termina em 1998. Ao longo desses anos, a apresentadora conduziu e produziu formatos como "Não Se Esqueça da Escova de Dentes" e "Ai os Homens".

Em 2005, volta à SIC, como atriz e também produtora, tem dado à estação um dos maiores fenómenos de ficção de sempre, a adaptação portuguesa de "Floribella". Fenómeno dentro e fora do pequeno ecrã, a personagem encarnada por Luciana Abreu foi uma verdadeira arca do tesouro para a SIC, através da Terra do Nunca, a produtora que a estação criou em 2007 em conjunto com Teresa Guilherme.

Em 2009, a SIC vendia a Terra do Nunca à SP Televisão, uma transação avaliada em 1,7 milhões de euros à época. Os contornos da saída da apresentadora da SIC nunca foram explicados publicamente. Envolve uma amarga zanga com Luís Marques, à época diretor-geral da SIC e a quem Teresa Guilherme apelidou de “cangalheiro” da estação. Nos anos que se seguiram, a troca de galhardetes entre ambos na imprensa foi uma constante.

Lesada do BES

Aquando a queda do Banco Espírito Santo, em 2014, que espoletou uma crise no setor da banca sem precedentes em Portugal, milhares de portugueses viram as suas poupanças esfumarem-se devido a investimentos de alto risco, erroneamente aconselhados pelo banco. Entre eles, estavam celebridades como Ricardo Araújo Pereira, Carlos Queiroz e Teresa Guilherme.

A apresentadora e produtora perdeu 3 milhões de euros que tinha investido no BES. “Acho [que vou recuperar os três milhões de euros que perdi no BES]. Tenho a certeza. Não vou recuperar todo, mas vou recuperar algum. Estas coisas demoram sempre muito tempo.”, disse em entrevista à Notícias TV, em 2017.

O tabu em torno do regresso ao Big Brother

Em dezembro de 2019, ainda sob a direção de Felipa Garnel, a TVI confirmava o regresso do Big Brother à casa-mãe. Nos quase 3 meses que se seguiram, a dúvida pairou no ar. Iria também Teresa Guilherme regressar? A apresentadora alimentou até fevereiro o tabu, dando sempre como resposta um ‘nim’. Quando Cláudio Ramos foi anunciado como o anfitrião do Big Brother 2020, Teresa Guilherme afirmava: “Eu acho que é uma boa oportunidade para o Cláudio”.

Em abril, dias antes da estreia de BB Zoom, Nuno Santos, atual diretor geral da TVI, confirmava que a estação tinha chegado a reunir com Teresa Guilherme. "Encontrámo-nos algumas vezes nos últimos meses. Dois desses encontros aconteceram na TVI onde toda a gente conhece a Teresa. Entrou pela porta principal e esteve no meu gabinete. Não houve nenhum segredo", disse, revelando ainda que havia um projeto para a apresentadora que não chegou a concretizar-se. "Nós tínhamos uma ideia concreta para a Teresa, para o arranque do 'Big Brother', que não foi concretizada, que não foi possível concretizar".  Antes da estreia, Teresa Guilherme fez uma participação especial no formato com uma visita à casa mais vigiada do País.

Broncas em reality shows

Teresa Guilherme foi, ao longo de 20 anos, protagonista de momentos emocionantes, insólitos, arrepiantes e tensos. E se das primeiras edições do "Big Brother" há poucos registos digitais, já da "Casa dos Segredos" o Youtube permite-nos recordar alguns dos maiores ‘barracos’ do reality show que deu a conhecer ao mundo personagens como Fanny, Cátia Palhinha e Marco Costa.

E foi precisamente na segunda edição de "Secret Story" que Teresa Guilherme demonstrou por que é apelidada de 'rainha do reality shows'. Quando Susana Fialho, que já tinha sido expulsa do programa, disse que não queria fazer comentários sobre o que se estava a passar dentro da Casa entre o namorado, Marco Costa e Cátia Palhinha, Teresa Guilherme convidou-a a abandonar o estúdio. “Ou falamos ou então não está aí a fazer nada. Isso não é a sua vida pessoal, é a sua vida num jogo”. Veja aqui o vídeo

Aquando a expulsão de Sandra Costa, concorrente da terceira edição da Casa dos Segredos, Teresa Guilherme não conteve as lágrimas. A apresentadora nunca fez questão de mostrar imparcialidade quanto aos seus concorrentes favoritos, algo que sempre foi motivo de críticas, polémica e, claro, audiências. Veja aqui o vídeo. 

Na sexta edição da "Casa dos Segredos", a apresentadora protagonizou um 'bate-boca' com Helena Isabel, que viria a vencer essa edição. Em causa estavam temas como o racismo e a higiene pessoal. Uma conversa que girou sobretudo em torno de… cuecas. A concorrente sentiu-se humilhada, disse que ia sair do programa. “Olhe, eu fico tão preocupada!”, disse Teresa Guilherme. Veja aqui o vídeo.

Faltam 25 dias para Setembro e, embora ainda não haja data para o arranque de Big Brother - A Revolução, garantidas estarão certamente polémicas e muitos momentos memoráveis de televisão.

É tudo. Por agora. 

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.