A gala de domingo (20) do "Big Brother Famosos" veio agitar as águas como até agora não tinha acontecido. Com desentendimentos pontuais, a casa era considerada calma, unida e, por vezes, até aborrecida pelos espectadores e comentadores. No entanto, as últimas nomeações semearam a discórdia.
A estratégia mais comum quando chega a hora de eleger colegas para sair tem sido a de escolher aqueles que deverão ser fortes fora da casa e, por isso, certamente não serão expulsos. Por esse motivo, o leque de nomeados é agora Marie, Bernardo Sousa, Miguel Azevedo e Tanya.
As celebridades já foram advertidas de que esta forma de nomear não é a correta, já que não fazem ideia do que realmente se passa cá fora. Marie mostrou-se surpreendida por estar entre os nomeados, Bernardo Sousa nem por isso, já que pediu, mas Tanya e Miguel revelaram estar fartos de ir à chapa.
Durante o início da semana, os concorrentes têm entrado em mais despiques do que o habitual nesta edição. Começam a acusar pressão, a atribuir significados diferentes às palavras, a estarem mais nervosos. E as dinâmicas introduzidas pelo Big Brother vêm apenas colocar mais achas na fogueira.
Vanessa versus Tanya
As duas concorrentes já se conheciam antes do reality show. Também por esse motivo, formaram uma ligação desde os primeiros momentos na casa. No entanto, esta semana, a amizade das duas tem estado mais abalada, já que Tanya anda triste e desmotivada por estar sempre nomeada.
"Estava debilitada, não tem estado bem", considera Vanessa, que discorda de algumas das atitudes da amiga. "Não gostei de vê-la fazer certas coisas por nós e depois ir dizer às pessoas que fez. E tem acontecido frequentemente", justificou. Tanya admitiu que o faz, e explicou porquê.
"Porque depois pode passar uma coisa lá fora que não seja da melhor forma e eu gosto de dizer às pessoas aquilo que estou a fazer", argumentou. "para mim, faz-me sentido ter conversas com as pessoas e as pessoas saberem que eu sou frontal e digo as coisas", acrescentou, concluindo: "Estás a ver as coisas de uma forma errada".
Vanessa ripostou: "Eu conheço-te prestável, amiga e sincera — que foste, mas tiveste que dizer que tinhas sido". "Se calhar é a minha insegurança. Querer dizê-lo não é só para comprovar que fiz, mas só para mostrar", atirou Tanya, que assegurou: "Se a forma como eu sou parece mal aos vossos olhos, não o faço".
"Pelos vistos é-te um bocado indiferente o eu achar ou não", considerou Vanessa. "Não me é indiferente. Eu gosto que tu sintas, gostava era que me tivesses dito mais cedo", respondeu a cantora. "Faz-me sentido é as pessoas falarem comigo antes de eu ver uma VT", começou por dizer.
"Para mim, incomodou-me muito mais e deixou-me muito mais magoada ter visto uma coisa que tu tinhas oportunidade de falar comigo e falaste com o Bernardo", terminou. "Contigo lá fora felicíssima porque finalmente recebeste um avião das pessoas que te amam?", questionou a atriz.
"Eu, quando sou amiga, se vir alguma coisa de alguma pessoa de que eu não goste, eu vou falar com a pessoa", relembrou Tanya. "Eu não tive essa oportunidade. Quando tiver essa oportunidade vou fazê-lo", assegurou Vanessa. Portanto, a atriz discordava de algumas das atitudes de Tanya, mas não lho disse até estarem todos na sala, a assistir à conversa, o que incomodou a cantora.
Bernardo versus Miguel e Tanya
Bernardo Sousa sente-se a ovelha negra da casa do Big Brother e os colegas não concordam. "Basta pegar no exemplo do show de ontem, em que metem o Miguel, a Tanya, que são os dois nomeados, e a Marie, que é a menina querida para nós — e acredito que seja para Portugal inteiro", argumentou.
"Estão a puxar um bocado a brasa à sardinha deles os três, e eu sou a ovelha negra", queixou-se, já que estes colegas acabam por ter "um palco maior, mais atenção", ao contrário do piloto de ralis, também nomeado. "Quando começaste a namorar com a Bruna, eu também não disse que a tua relação com a Bruna tinha a ver com o facto de não saíres aqui da casa", lançou Tanya.
Também Miguel tentava contrariar o ponto de vista de Bernardo, quando este questiona: "Mas está a arder-vos alguma coisa? Ficaram picados? É a minha opinião". "Eu também posso justificar o meu lado, ou não?", perguntou Miguel. "Achas que precisas de justificar?", questionou Bernardo. "Se me apetece justificar, não posso?", continuou Miguel.
A justificação acabou por ser que, no caso de adotarem a perspetiva de Bernardo, Miguel, por exemplo, nunca poderia fazer aquilo de que mais gosta, já que está "sempre nomeado". "Mas estás preocupado de sair? Tu é que esta semana entraste em jogo e foste claramente descarado em mostrar isso. Começaste a jogar", acusou Bernardo.
Miguel ficou visivelmente confuso e pediu explicações. "Miguel, não vamos entrar por aí. Tu sabes as reações que tiveste com algumas pessoas e a forma como te passaste a dirigir a outras pessoas", respondeu Bernardo, que utilizou Fernando Semedo como exemplo.
"Porque o Fernando o nomeou e a justificação que ele deu ele não curtiu e disse que ia começar a fazer o mesmo", recordou o piloto. "A gente não sabe nada o que é que se passa lá fora. A gente pensa", salvaguardou Miguel, que admitiu: "Fiquei sentido, porque o laço de amizade que nós temos é uma coisa que eu gostava de levar até à final. E, quando tu me nomeias a mim, pões-me nos leões".
Miguel Azevedo sente-se "recalcado" por ter sido nomeado por Fernando Semedo, já que o considera um grande amigo com quem gostaria de chegar até à final. O mesmo não diz de Bernardo, pois acredita que os "santos não cruzam". "Bernardo, há um problema grave entre nós, que é a comunicação", acabou por dizer ao piloto.
Marco versus Fernando
Passando para os dois cozinheiros da casa, Marco crê que Fernando o tem tratado de uma forma diferente. "Sinto claramente que tu mudaste a tua atitude para comigo desde ontem à noite. Tenho tentado sistematicamente meter conversa contigo ao longo do dia e não está igual", disse ao colega.
"Eu estou mesmo sentido contigo", acrescentou. Fernando Semedo foi considerado por Virginia o mais egocêntrico da casa e, face a esta acusação, defendeu-se dizendo que, na verdade, esse título deveria pertencer a Marco Costa, que não concordou nem gostou.
Desde então, Marco sente Fernando afastado, embora o chef não o admita. "Sinto cada vez mais desconforto aqui na casa, porque as coisas estão a entrar cada vez mais num modo de mais stress", afirmou Fernando, que acredita que não chegará à final devido ao seu tom de pele.
Esta conversa de Fernando irrita Marco, que relembra que os concorrentes apenas têm uma ideia daquilo que pode ser a perceção dos espectadores, e não a certeza. "Tu tens um feeling, não tens a razão", disse o pasteleiro. "Mano, eu tenho consciência. Já passei por muito", ouviu de volta. "As coisas mudam", insistiu Marco.
Fernando bate na mesma tecla: se for a nomeações, é expulso. Marco argumenta que, se tal acontecer, não irá dever-se ao seu tom de pele e sim às suas atitudes dentro da casa. "Dois casos que aconteceram fizeste birra", referiu Marco, depois corrigido por Fernando: "Não é birra, fiquei magoado". "Ficas diferente", alertou Marco.
Mais tarde, Virginia López juntou-se à conversa, mas foi, por várias vezes, interrompida pelos dois, acabando por virar costas. Chamaram-na de volta e a escritora concordou que também notou uma diferença na postura de Fernando para consigo. "Eu e tu nunca fomos próximos", argumentou o chef.
Virginia versus Bernardo
Também Virginia e Bernardo se desentenderam após Virginia ter considerado Bernardo o menos empático da casa, adjetivo no qual o piloto não se reviu. "Foste um bocadinho injusta", achou, acusando Virginia de lhe ter virado as costas quando tentava falar.
"Depois de tudo o que eu passei hoje, depois do quão difícil o dia foi", começou por dizer Virginia, que acredita que Bernardo lhe falou de uma forma incorreta. "Se há aqui alguém que tem dado o corpo às balas, sou eu", recordou o piloto. "O ambiente e a pressão que tu sentiste ao longo do dia não foi por mim de certeza", assegurou.
Virginia, pelo contrário, diz que sim, que foi graças ao piloto de ralis que se sentiu assim. "Então, fica com a tua certeza. Eu sei o que eu sinto, o que eu senti durante o dia". A escritora acabou por pedir a Bernardo que escolhesse um colega que considerasse menos empático, tal como ela teve de fazer.
Inicialmente, Bernardo não respondeu, e a escritora disse que ele se estava a esquivar. Acabou por nomear Marie, depois de, durante a dinâmica, ter escolhido Vanessa. "Na hora, tu foste esquivo e eu fiquei ainda mais exposta", referiu Virginia, acrescentando que Bernardo não foi empático para com a escritora.
"Em nenhum momento evitei falar contigo", garantiu-lhe, avançando ter ficado magoada. "O que me magoou foi a tua atitude a seguir, a tua expressão corporal, tudo". "Se eu fiz isso, desculpa", disse Bernardo, quanto a provocar dor à colega a quem já tremia a voz.