O 25 de abril de 2022 foi o dia da libertação (simbólica) de Bernardo Sousa. O piloto de 35 anos deixou para trás um passado recente, manchado pelo afastamento do desporto após um controlo de doping positivo, e seguiu para uma nova fase da sua vida. Coroado vencedor do "Big Brother Famosos", e com uma nova namorada, a influenciadora digital Bruna Gomes, Bernardo conhece agora uma popularidade sem precedentes na sua carreira. Graças ao reality show da TVI apresentado por Cristina Ferreira.

Tal como aconteceu com Kasha, Bernardo Sousa foi protagonista de um documentário sobre a sua vida antes e depois da participação no programa da estação de Queluz de Baixo. Cristina Ferreira viajou com o piloto até à Madeira, terra natal deste. Houve tempo para ser conduzida por Bernardo, entrevistar o pai e a mãe, e também fazer um balanço desta fase pós "Big Brother".

No final da exibição do documentário, em estúdio, a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI não poupou nas palavras para elogiar a transformação de Bernardo Sousa. "O que mais gostei de ver foi a forma como te superaste. Foi muito bonito de perceber que o tal rapaz tímido e envergonhado chegou ao fim cheio de confiança, que tinha percebido que podia voltar a vencer em tudo na vida e que estava preparado para voltar ao mundo real", disse Cristina.

A apresentadora do reality show da TVI fez, depois, uma declaração de amizade ao piloto. "Tem sido um privilégio fazer parte da tua vida nos últimos tempos. Gosto mesmo muito de ti. Acho que vamos ser amigos para sempre, de mãos dadas, aconteça o que acontecer. Na minha vida, o que mais gosto é que alguém que entre num programa meu saia melhor".

Piloto revela conversa com ex-namorada. "Ela respeita o facto de eu estar com a Bruna"

Passou um mês desde que Bernardo Sousa se sagrou vencedor do "Big Brother Famosos". Um convite que lhe chegou através da sua agente e que foi uma espécie de ultimato: aceitando, ou se "queimava" ou "limpava a imagem". Bernardo decidiu aceitar porque a carreira não "estava bem", e o relacionamento da altura, com Deborah Binhote, também não.

O convite para entrar no "Big Brother Famosos" surgia quase dois anos depois de ter sido suspenso da competição automóvel, na sequência de um controlo de doping positivo, no qual acusou o consumo de cocaína. "Não achava que aquilo pudesse acusar", confessou. Quando Cristina Ferreira lhe pergunta porque é que consumiu, o piloto responde. "Para nada! Foi uma infantilidade, queimei dois anos e meio da minha vida, porque levei 24 meses [de suspensão] e a continuidade de uma carreira. Tudo uma bola de neve que foi para o lado mau", recorda. Bernardo Sousa conta que se tornou uma pessoa mais fechada e insegura desde esse episódio. "O único sitio em que me sentia um homem de ferro era no carro."

Antes de entrar para a casa mais vigiada do País, Bernardo Sousa tinha deixado em suspenso a relação com Deborah Binhote. Quis o destino que se apaixonasse por Bruna Gomes dentro do reality show. Já cá fora, o piloto conta a Cristina Ferreira como foi reencontrar a ex-namorada. "Eu conheço-a como ninguém e quis ouvir da boca dela. Foi um processo difícil, estivemos umas boas horas à conversa. Sentimos amor um pelo outro, mas sabemos que, neste momento, não somos os mais compatíveis. Já passámos por muito. Temos coisas muito pesadas. Ela respeita o facto de eu estar com a Bruna", assegura o madeirense, contando ainda que encara o futuro de forma mais pragmática. "Já fui muito sonhador, desde as corridas às namoradas."

As fãs incondicionais e a insistência de Cristina Ferreira. O que explica o fenómeno Bernardo Sousa?
As fãs incondicionais e a insistência de Cristina Ferreira. O que explica o fenómeno Bernardo Sousa?
Ver artigo

Na fase pós-reality show, e apesar da enorme popularidade que conquistou, o madeirense garante não procurar a fama. "A fama traz coisas muito boas, mas também traz coisas menos positivas. Vou trabalhar para que não seja efémero e que potencie a minha carreira com isto", afiança. Na reta final do documentário, Bernardo Sousa admite que ganhar o programa da TVI lhe deu uma nova perspetiva de futuro. "Definiu o sentido da minha vida e aquilo que eu voltei a ser e que vou ser daqui para a frente. Faz-te pensar muito fundo, a razão pela qual tomamos decisões. Aquilo fez-me pensar na forma como vivia e como eu queria voltar a viver."

Veja as fotos do documentário

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.