Lourenço entrou este domingo, 12, no "Big Brother" e sentiu logo necessidade de partilhar a sua história de vida com os colegas. O concorrente dirigiu-se a um novo espaço na casa, "0 cubo" — "uma sala que nada é e tudo vai ser" — para procurar "a palavra que resume a sua vida": "Superação".
Já na sala, com os restantes concorrentes sentados a ouvi-lo, começou por explicar: "Nasci com o sexo biológico feminino, mas identifico-me com o género masculino. Desde pequenino que sempre me senti atraído por mulheres. Passado uns anos, comecei a perceber que não era só isso, que não me sentia bem com o corpo. Olhava para o espelho e não gostava daquilo que via".
"Sofri alguns abusos psicológicos que me fizeram ter pouca autoestima e pensei que não ia ser capaz de ser quem eu era", confessou aos companheiros, emocionado. "De certeza que se não conseguisse ser quem sou hoje, não estaria aqui".
O concorrente contou que optou por não tirar a t-shirt para os colegas não desconfiarem, porque queria contar-lhes a história primeiro. Perante as revelações, os colegas mostraram-se emocionados e surpreendidos. No final, envolveram Lourenço num abraço coletivo e saudaram-no com palmas.
Lourenço tem 24 anos e falou sobre a mudança de género na gala de estreia do formato, no domingo, 12.