Há menos de 24 horas na casa do "Big Brother", Lourenço Barcelos já é um dos favoritos do público, tendo o seu nome sido um dos tópicos mais comentados na rede social Twitter na noite de estreia da nova edição do formato da TVI. A MAGG falou com o "pilar" de Lourenço, a mãe, Regina Barcelos, para perceber a história do concorrente que afirmou sentir-se desde criança "no corpo errado".

Merche Romero regressa à TV como comentadora do "Big Brother". E há mais novidades
Merche Romero regressa à TV como comentadora do "Big Brother". E há mais novidades
Ver artigo

“Desde pequenino que ele sempre jogou à bola. Os amigos eram rapazes, no Natal nunca gostava de bonecas, era bolas, carrinhos”, começa por explicar Regina. No entanto, foi na adolescência que a mãe se apercebeu "que ele era diferente". "Aos 16 anos é que ele me começa a falar as coisas: que queria mudar, que não se sentia bem no corpo dele", confessa à MAGG.

Lourenço "não se abria muito" com a mãe e "falava mais com as colegas e amigas", explica Regina. Na estreia do reality show, Lourenço confessou que teve uma infância "boa", mas "cheia de preconceito". Regina revela que, a pedido do filho, o levou a "vários psicólogos", apesar de não conhecer os motivos. "Começou a ir uma vez na infância porque eu não sabia o que se estava a passar. Eu acho que nessa altura nem ele sabia. Mas nunca me falou de algum preconceito, vim a saber depois."

"Ele nunca falou de nada, pediu-me psicólogos", conta a mãe de Lourenço.  

Em conversa com Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha, no confessionário da casa, Lourenço afirmou que o pai, que se encontra em Angola, ainda o trata "pelo nome de menina", algo que a mãe confirma: "Ainda não caiu em si, mas aceitou bem". Regina explica que já não se veem há dois anos, que passam "muito pouco tempo" juntos e "a pandemia ainda os afastou mais", mas da última vez que se encontraram, "ele já era o Lourenço". O concorrente do "Big Brother" é filho de Gonçalves Manuel Muandumba, atual governador provincial do Moxico.

O jovem de 24 anos contou ainda que, após algumas pesquisas, sozinho, encontrou um local onde poderia fazer a mudança de género. Aos 16 anos, dirigiu-se ao Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, decidido a iniciar o processo. Regina explica que fez o que "uma mãe que quer ver o filho feliz" faria. Estava a par de toda a situação e acompanhou as cirurgias: “Percebi que realmente era mesmo aquilo e comecei a acompanhar e a dar o apoio todo".

No hospital acabou o nome antigo, até hoje. “Toda a gente em Albufeira sabia. Todo o mundo aceitou bem, todo o mundo é amigo do Lourenço. É um rapaz. Acabou o nome Mafalda para ser Lourenço”, revela Regina. "Os colegas estavam preparados para isso, como eu também já estava. Não foi grande dificuldade", confessa.

A mãe do concorrente explica que este processo "sempre foi o que ele quis". Atualmente, "em Albufeira, Lourenço é uma referência para outras meninas que pretendem mudar de género. Sabe falar com elas", confessa.

Sobre a participação no "Big Brother", Regina diz que o filho "seguia aquilo à risca" e que já tinha manifestado vontade de participar. "Da minha parte tens toda a força", foi a resposta que a mãe lhe transmitiu e incentivou-o a inscrever-se. "Se é para o bem dele, se é aquilo que ele gosta, é aquilo em que ele se sente feliz, vamos a isso", afiança a progenitora.

O "Big Brother" regressou com um casting fabuloso. Goucha e Cláudio? Precisamos ver mais
O "Big Brother" regressou com um casting fabuloso. Goucha e Cláudio? Precisamos ver mais
Ver artigo

Lourenço está a participar na competição para "abrir mentalidades". A mãe "tem fé que sim" e acredita que ele "tem potencial". Confiante de que a prestação do filho "vai ser boa", ressalva que "ele é um bom miúdo".

A edição de 2021 do "Big Brother" arrancou este domingo, 12, na TVI. Lourenço Barcelos tem 24 anos e é um dos vinte concorrentes.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.