
Poucas frases publicitárias são tão icónicas como "Porque eu mereço", da L'Oréal Paris. Criada em 1973, esta simples afirmação transformou a forma como as mulheres eram representadas na publicidade e tornou-se um símbolo de empoderamento que atravessou gerações. O documentário "The Final Copy of Ilon Specht" conta a história da copywriter por trás destas palavras e do impacto que tiveram – e já sabemos quando vai poder vê-lo em casa.
A curta-metragem, realizada por Ben Proudfoot, vencedor de dois Óscares, estreia este sábado, 8 de março – dia da Mulher, inclusivamente – no canal de YouTube TEDx e na Prime Video. Com apenas 22 minutos, mergulha na trajetória de Ilon Specht, que, ao trabalhar numa agência nova-iorquina, recebeu um briefing da L’Oréal Paris para promover uma nova coloração capilar.
A campanha focava-se no facto de ser a coloração mais cara do mundo, mas a artista trouxe uma abordagem inédita para altura: a mulher encontrava-se no centro da narrativa, não para agradar a terceiros, mas porque o merecia. Inicialmente rejeitada, a ideia subsistiu a todas as tentativas de resistência e chegou a ser reformulada para um anúncio onde apenas um homem falava, mas a ideia de Ilon Specht acabou por vingar.
O anúncio final, onde se podia ouvir o icónico slogan, foi revolucionário para a publicidade, ao dar voz às mulheres diretamente. Por isso, o documentário explora esta mudança e como a frase não só influenciou a indústria, como também a vida da enteada da copywriter, Aliison Case, que participa na curta-metragem – que foi filmada na casa de Ilon Specht, em Nova Iorque, pouco antes de esta morrer, em abril de 2024.
E porque este projeto vai ficar acessível a todos no Dia da Mulher, uma data que não podia ser mais simbólica, fomos à procura de alguns produtos icónicos da marca que merece ter em casa (vá, tivemos de fazer este trocadilho). Das máscaras de pestanas aos produtos de cabelo, passando pelos famosos cremes e séruns, espreite as nossas sugestões.