Por muito que Óbidos dê boas reportagens, não foi preciso uma grande investigação para que Ana Leal encontrasse nesta vila o local ideal para instalar um novo alojamento local: a Casa da Buganvília.

Abriu portas a 28 de abril e é uma novidade dentro de outra que está para chegar. Mas já lá vamos. Primeiro, fomos perceber como é que da carreira com 35 anos no jornalismo, Ana Leal passou para a área da hotelaria.

"Estava parada já há uns meses em relação à minha saída da TVI e foi uma coincidência. Estava de facto à procura de um negócio, mas não sabia bem o quê. Pus Óbidos nas palavras principais de busca porque tenho uma casa de família a nove quilómetros", explica a ex-jornalista da TVI, que sempre passou quase todos os fins de semana em Óbidos e sente-se como se fosse do Oeste. Foi então nessa busca (curta) que encontrou um alojamento local que a chamou a atenção.

Mas Ana Leal não está sozinha na aventura. "Sou eu, o meu marido e a nossa sócia, a Cristiana Correia, que foi quem nos vendeu o negócio", conta Ana Leal, acrescentando que Cristiana acabou por juntar-se ao projeto. "Para já, é uma miúda — digo miúda porque tenho 52 anos e a Cristiana tem 30 (risos) — muito proativa. Houve uma empatia imensa e conseguimos convencê-la em relação ao novo conceito que queríamos implementar. Ela queria vender tudo e de repente fica dentro do projeto e foi uma reviravolta na vida dela".

Sobre o conceito da Casa da Buganvília, a jornalista revela-nos que a ideia é que os hóspedes se sintam como em casa, sendo esta caracterizada por elegância, charme e uma decoração à semelhança de quem é Ana Leal.

"Quem me conhece percebe que ali está muito de mim", diz. E não são só os gostos que estão refletidos no ambiente clássico misturado com o rústico relativo à vila se insere o alojamento. O trabalho também. "Fui eu que decorei tudo e fui eu que pintei também. Criei aquele espaço todo de raiz basicamente. Aproveitámos ainda algumas coisas que tinha, em termos de móveis, mas foram ou pintados ou readaptados por mim", refere a jornalista que só em quatro parágrafos revelou-se uma mulher multifacetada que ora é jornalista, ora empreendedora, ora pintora e decoradora.

No fundo, a ideia era criar um espaço que transmitisse conforto e ao mesmo tempo permitisse sentir a essência da localização. "Acho que ali a mais valia, e que é um privilégio — eu já fiz essa experiência —, é estar a olhar para as estrelas dentro da própria casa e dentro das muralhas de Óbidos, porque temos um pátio dentro casa". O alojamento fica dentro das muralhas e na rua principal de Óbidos, uma das razões que levou Ana Leal a considerar que esta seria uma boa aposta de negócio.

Pátio Casa Da Buganvília Óbidos
Pátio Casa Da Buganvília Óbidos créditos: booking

A Casa da Buganvília é alugada por inteiro e tem capacidade para um máximo de oito pessoas distribuídas por dois quartos: um premium, com duas camas de casal, e outro mais pequeno, com uma cama de casal e sofá-cama. Um dos quartos está virado para o pátio e para as muralhas de Óbidos, que proporciona outra vista de destaque. "Veem-se tudo o que são os telhados das casas típicas, das ruas. É uma vista maravilhosa", descreve Ana Leal.

A Casa Da Buganvília não tem piscina, nem precisa. É que quem aqui fica só pode ir com um objetivo: descobrir Óbidos. E não faltam formas diferentes de o fazer. Estão previstos programas de jipe, visitas guiadas a Óbidos e à região, passeios de charrete, atividades de hipismo e bicicletas.

Como dizíamos ao início, a Casa Da Buganvília não ficará por aqui. Ainda agora um projeto foi lançado, mas Ana Leal já está de olho e mãos noutro. "Ainda é uma surpresa. Eu dividi a casa e o resto do projeto vai ser anunciado dentro de mais ou menos um mês", revela Ana Leal e adianta à MAGG que será espaço comercial com um conceito diferente. Será o marido, Rodrigo Vaz de Carvalho, o maior responsável pelo novo conceito, até porque a par do lançamento do alojamento local, Ana Leal acaba de agarrar um novo desafio.

Ana Leal estreia-se hoje na CMTV. "Sinto-me num registo e no ADN do 'Correio da Manhã'"
Ana Leal estreia-se hoje na CMTV. "Sinto-me num registo e no ADN do 'Correio da Manhã'"
Ver artigo

Esta segunda-feira, 10 de maio, a jornalista voltou às grandes investigações depois de ter sido contratada pela CMTV, mas não vai deixar de lado o gosto pelo turismo que acabou de descobrir. "Independentemente de ter regressado ao jornalismo, que é a minha vida, é um projeto paralelo que vou continuar a acompanhar a 100%". Aliás, a Casa da Buganvília servirá como um "escape" da vida stressante. "Vai ser o calmante para a adrenalina do jornalismo", brinca Ana Leal.

A estadia na Casa da Buganvília tem um preço mínimo, para duas pessoas, de 90€ e na plataforma Booking é possível encontrar várias promoções como, por exemplo, 71€ por noite para duas pessoas em junho.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.