Quando entrar neste alojamento de turismo rural na aldeia de Donas, no concelho do Fundão, de certo não vai querer pular a cerca durante uns dias. O Cerca Design House é um refúgio entre serras, com direito a piscina e a praias fluviais bem próximas. O que mais há a dizer sobre o alojamento que resulta da recuperação de um solar do século XVII? Que novas novas histórias (e sabores) serão levados daqui.

Dormir num submarino amarelo, tal como no tema d'Os Beatles? Saiba onde fica e quanto custa
Dormir num submarino amarelo, tal como no tema d'Os Beatles? Saiba onde fica e quanto custa
Ver artigo

Assim que se chega à Cerca Design House, o primeiro passo é fazer o check-in e pousar as malas num dos dez quartos que têm um pouco do que se encontra lá fora. Os nomes natura, natura superior e pedra superior evocam a natureza em redor do espaço de turismo rural que apesar de não ser um hotel, é como se fosse. "O nosso conceito é um turismo rural com regime de hotel, para que as pessoas possam descansar e beneficiar da liberdade, natureza, tranquilidade e espaço de aldeia de um turismo rural e ao mesmo tempo terem alguém que trate do pequeno-almoço e da limpeza dos quartos. Costumamos dizer aos nossos hóspedes que gostamos que eles sintam que vieram passar férias à casa de família na beira", diz à MAGG Marília Hilário, diretora do Cerca Design House e do Convento do Seixo.

É com a simpatia de uma espécie de primos das beiras que os hóspedes são recebidos, bem como com a vista para a natureza que envolve os quartos do Cerca Design House. O quarto pedra superior é especial e apesar de igual conforto relativamente aos restantes, pode ser um aconchego para os mais religiosos pelo facto de se situar na antiga capela da casa. O passado é ainda visível na parede de pedra, com uma janela secular típica da região em forma de flor.

Os quartos são a melhor proposta para casais e as cinco villas de design moderno são ideais para famílias. Estas estão dispostas de forma a construir uma espécie de "L" que protege o jardim repleto de cerejeiras e a piscina exclusiva para as cinco villas, "o que faz com que os pais possam estar descansadinhos no deck e as crianças a brincar no jardim sem nunca as perderem de vista", explica Marília. Outra vantagem das villas é que acomodam até quatro pessoas, animais de estimação também são bem-vindos, e há até famílias que as transformam numa espécie de condomínio privado ao alugar as cinco villas para juntar avós, netos, tios e primos.

Todas têm cozinha equipada, amenities, terraço em madeira deck, salamandra (que por agora completa a decoração, mas dará jeito no inverno rigoroso do Fundão) e uma delas está equipada para pessoas com mobilidade reduzida.

Quem optar pelos quartos também tem direito a banhos, ora no jacuzzi com paredes de pedra e vigas de madeira originais, ora na piscina comum com vista para as Serras da Gardunha e da Estrela.

A Cerca Design House é local para descansar e também o ponto de partida para as principais atrações em redor do Fundão. Antes de calçar os ténis e seguir os roteiros que mostram o melhor da região, peça no alojamento uma merenda acondicionada numa mochila térmica com outras coisas boas que vêm das terras do Fundão. É composta por queijos e charcutaria, pão, bolos, compotas, frutas, sumo de laranja e água para recuperar o folgo da caminhada e das paisagens. A merenda da Cerca custa 25€ para duas pessoas.

Uma vez com o farnel às costas, é altura de seguir viagem de bicicleta (cedida gratuitamente pelo Cerca Design House) ou a caminhar pelos pomares de fruta e ver os rebanhos que percorrem as serras e os pastos da serra da Gardunha, e visitar as 25 lagoas de origem glaciar e os rios Mondego e Zêzere que nascem na serra da Estrela através dos trilhos da Gardunha e da Estrela.

Há mais um roteiro bastante conhecido na região, a rota dos castanheiros, cujo ponto de partida é precisamente a aldeia onde se situa o alojamento rural, Donas, e termina em Alcongosta (ou vice-versa). Tem uma duração de quatro horas e prolonga-se ao longo de 13 quilómetros de castanheiros, de levadas (pequenos canais de irrigação), quedas de água impressionantes e fontes com água cristina.

No fim da caminhada, vai querer refrescar o corpo, e é nesse momento que deve seguir para a praia do parque fluvial da Lavandeira ou para a praia fluvial de Janeiro de Baixo, nas encostas e nos vales da Serra da Gardunha e na Serra da Estrela. De volta ao alojamento, e de banho tomado nos quartos e villas, é altura de alimentar o corpo ao jantar, com os pratos da região em parceria com restaurantes locais. Dependendo da época, pode encontrar no menu à carta pratos e sobremesas confecionados com cerejas, ginjas e pêssegos. Já o pão, azeite e vinho estão sempre garantidos durante todo o ano.

Uma noite para duas pessoas custa a partir de 90€.

Cerca Design House

Localização: Largo da Praça, nº1, Chãos, 6230-171, Fundão
Reservas: 964 756 466/ 275 759 060/ info@cercadesignhouse.com

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.