Faça chuva ou faça sol, o passeio por Lisboa que já estava nos planos não tem de ser adiado. O Smart Sightseeing, o novo autocarro que já anda pelas ruas da capital desde 27 de julho, propõe um novo conceito de passeio turístico guiado: mostra e explica a cidade, opera à noite, e, apesar de estar revestido, permite ter uma vista panorâmica, mesmo sobre os pingos da chuva (o que pode até dar um toque mais romântico à experiência).

Esta "versão 2.0 dos tradicionais sightseeing", como define a empresa, surgiu em plena pandemia depois de ser repensada a forma como vamos querer conhecer o mundo no futuro. "Sentimos que estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal", refere Paulo Parreira, responsável por esta empresa de inovação turística nascida na Startup Lisboa, em comunicado, acrescentando que considera essencial inovar nestas alturas de maiores desafios.

Mas o que faz deste autocarro em modo de miradouro, uma experiência multimédia? Desde logo o facto de ter um ecrã que, ora reproduz a rua que se está a percorrer, ora passa pequenos vídeos (um total de 26 dobrados em inglês, francês, espanhol, alemão e mandarim) que descrevem, através de imagens aéreas, virtuais e animadas, os locais que está a atravessar. Deixamos um exemplo para saber o que contar neste miradouro "ambulante".

É deste modo tecnológico que são contados detalhes sobre as festas populares, a gastronomia, os traços de cada bairro — a Mouraria será apresentada como o lugar "onde nasceu o fado" e a o Príncipe Real como o bairro "trendy" — e ainda é possível ver ao vivo as histórias de uma Lisboa antiga marcada por pontos emblemáticos, como é o caso da Estação de Rossio, que fica logo a seguir ao ponto de partida do autocarro inovador: os Restauradores, mais precisamente em frente ao Palácio Foz, de onde o autocarro parte de hora a hora desde as 9h até às 23h. 

O Rossio é apenas a segunda paragem, sendo que ainda vai ter mais 13 pela frente: o Smart Sightseeing passa ainda pela Baixa Pombalina, o Chiado, o Jardim Botânico, e encerra na Avenida da Liberdade.

Os passeios duram 50 minutos e têm o custo de 15€ para adultos e 9€ para crianças até aos 12 anos. Uma vez que os lugares são limitados a 18 passageiros de cada vez, o melhor é reservar com antecedência. Pode fazê-lo através do site ou dos contactos da Smart Sightseeing.

Smart Sightseeing

Contacto: +351 913 912 163
E-mail: info@smartsightseeing.pt

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.