Andar de avião não é a coisa mais confortável do mundo (não estamos a falar de voos em classe executiva na Emirates). Ou porque o espaço é demasiado pequeno para as pernas, ou porque a pessoa do lado está a ressonar inclinado no nosso ombro ou porque há alguém a dar pontapés na parte detrás do nosso banco. As viagens parecem intermináveis e nós não temos controlo sobre certas situações. Mas há uma forma que o poderá ajudar a escolher o lugar que lhe proporcionará um voo mais confortável. A MAGG falou com Manuel Gonçalves, comissário da TAP, e Carolina Matos, hospedeira da RyanAir, para saber quais são melhores lugares num avião consoante a viagem que procura ter.

Para quem quer ir a dormir

Dormir é algo ideal para se fazer durante um voo, especialmente se a viagem for longa. Mas nem sempre conseguimos arranjar as melhores posições nos bancos, ou porque não queremos inclinar para trás, ou porque não temos onde nos apoiar. Mas se tiver uma almofada insuflável isso pode ajudá-lo em qualquer lugar em que se sente, desde que escolha um lugar perto da janela. Isso dá-lhe um apoio onde se encostar em vez de ter de se inclinar para cima da pessoa que vai ao seu lado.

Para quem quer silêncio

Caso queira ter uma viagem mais calma e silenciosa, é preferível escolher um lugar longe da área destinada à cozinha. Durante o voo, os hospedeiros de bordo preparam as refeições e os carrinhos de distribuição nessas zonas, pelo que é um espaço que está em constante movimento e com muito barulho.

Para quem vai muito à casa de banho

Se é uma uma das pessoas que durante um voo têm necessidade de ir à casa de banho várias vezes deve sentar-se num dos lugares mais perto do corredor, dessa mesma forma não terá de incomodar os outros passageiros para poder passar.

10 acessórios essenciais para viagens longas de avião
10 acessórios essenciais para viagens longas de avião
Ver artigo

Para quem tem sempre frio

A temperatura nos aviões nunca é estável. Há alturas em que está muito calor, noutras frio. Para aqueles que nos voos se enrolam em mantas e cobertores, o lugar ao lado das saídas de emergência, não é o mais aconselhável. Mesmo que estes lugares tenham um maior espaço para as pernas, as saídas deixam o que o ar de fora entre dentro do avião.

Para quem precisa de mais espaço para as pernas

Alterar o seu bilhete para ter espaço maior para por as pernas pode custar-lhe mais dinheiro. Se não quer gastar esse tipo de dinheiro, a melhor solução é arranjar na fila das saídas de emergência. Estes lugares são obrigados a ter uma maior distância entre os bancos para facilitar o acesso durante uma evacuação.

Outros dos lugares que geralmente tem um espaço maior são os da divisão entre cabines, ou seja, os primeiros da classe económica.

Para quem tem medo da turbulência

Uma das piores coisas de andar de avião é aquele momento inesperado de turbulência. A melhor maneira de ter uma viagem mais suave e calma é sentar-se num lugar mais à frente do avião. Na parte de trás é onde se sente mais qualquer coisa que aconteça dentro do espaço.

Skyrider. O novo avião onde os passageiros vão (quase) de pé
Skyrider. O novo avião onde os passageiros vão (quase) de pé
Ver artigo

Para quem é esquisito com a comida

Se o seu voo oferecer refeições e tiver fome, então os melhores lugares são os da frente. A maioria das companhias aéreas começa por servir a parte da frente. É claro que qualquer avião é obrigado a ter grandes quantidades de qualquer produto para vender, mas para garantir que tem o que quer (sem risco de esgotar) e mais rápido, esta é a melhor opção.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.