Nos anos 60 e 70, a Riviera de Atenas era o ponto de encontro do jet-set internacional. De Brigitte Bardot a Frank Sinatra, passando por Jackie Kennedy, as celebridades deixavam a sua marca nas praias de Astir e Asteras, situadas na zona de Glyfada. A tendência inverteu-se ao longo dos anos, dando lugar a localidades como Cote d'Azur, Marraquexe e a Costa Amalfitana, mas parece que a Grécia está pronta para se reerguer das cinzas, graças à inauguração de um novo hotel de luxo.
Estamos a falar do One&Only Aesthesis – sim, do mesmo grupo hoteleiro do recém-inaugurado resort vertical do Dubai, que Jennifer Lopez foi inaugurar –, que promete trazer de volta o glamour que já foi característica desta zona. Localizado no local de um antigo clube de praia, é um marco arquitetónico imponente que se destaca na paisagem (algo que deveria ser difícil, sendo que as vistas são, por si só, motivo para levar qualquer um à loucura).
Aquando da chegada, os hóspedes são recebidos por uma entrada imponente, que tem o Mar Mediterrâneo como pano de fundo, enquanto são levados por um caminho sinuoso até ao edifício principal, que lembra uma nave espacial pousada na areia. Uma vez nos quartos, que são 127 no total e se dividem também em suites e villas privativas, de acordo com o "The Luxe Voyager", a experiência é igualmente opulenta e não fica nada aquém das expectativas.
Veja as fotos.
Com uma combinação elegante de mármores perolados e madeiras claras, os quartos emanam uma atmosfera de serenidade inigualável. As paletas de cores neutras, inspiradas na paisagem mediterrânea, são emparelhadas com janelas que vão do chão ao teto, permitindo que se possa deslumbrar com a vista para o mar ou para os exuberantes jardins circundantes. E até há quartos que têm piscinas privativas, que fazem com os hóspedes se sintam num autêntico oásis.
Se isto, por si só, já seria motivo para nos fazer marcar já a estadia de tão relaxante e idílico que parece, o que vem a seguir é ainda melhor: o spa. Situado num local mais alto do que o resto do hotel, é lá que se pode entreter com um ginásio totalmente equipado, uma piscina de natação, um pavilhão de ioga, uma sauna e banho turco. Já para não falar de que os cuidados de pele estão a cargo da icónica marca Guerlain, algo que não podia gritar mais luxo.
Em relação às gastronomia, o One&Only Aesthesis também elevou a fasquia: sim, porque há dois restaurantes encabeçados por chefs que têm estrelas Michelin no repertório, assim como uma tríade de bares elegantes. Até porque não podem faltar sítios para comer e beber durante as férias, não é?
A começar pelo Ora, que é liderado pelo estrelado Ettore Brotini, tendo a cozinha mediterrânica como especialidade, à qual acrescenta o seu toque criativo, que é emparelhada com uma sala de jantar ao ar livre e um terraço à beira-mar. Já o El Bar tem um dos mestres da culinária espanhola Paco Morales a tomar as suas rédeas, estando de portas abertas apenas durante seis meses, já que se trata de um conceito pop up. Sabores mouriscos e mediterrânicos de excelência, mas informais, são o prato do dia (literalmente).
Para quem não gosta de ficar a semana toda no hotel, nada tema: também há várias atividades para fazer fora do empreendimento, de forma a conhecer a zona, que está a começar a ganhar algum impulso económico. Como forma de abraçar a história e as tradições ricas de Atenas, os hóspedes podem fazer visitas a ateliês de artesãos, passeios pelos mercados locais ou até pelo histórico Museu Benaki.
Caso queira experienciar em primeira mão os encantos deste paraíso grego, que só está de portas abertas desde novembro, uma noite para duas pessoas no quarto Aesthesis, que conta com duas camas e um jardim privativo, tem um custo de 1890€, com pequeno-almoço e taxas incluídas, mas não é possível ser reembolsado no caso de precisar de cancelar a reserva. O preço sobe para 2100€ por noite, se quiser ter mais facilidade em fazê-lo.