É o site "Portugal de Norte a Sul" que o diz. A praia com a água mais quente de Portugal não é a da Rocha, em Portimão, nem a da Comporta. Está longe de ser a do Malhão, na Costa Vicentina, ou alguma de Cascais. Como seria de esperar, fica no Algarve. Mas qual delas?
A praia da Barreta, na ilha da Barreta, ou ilha Deserta, em Faro. É uma das cinco ilhas-barreira do Algarve (Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cacela). Tem cerca de 11 quilómetros de comprimento e integra o Parque Natural da Ria Formosa.
Em simultâneo, é também o território mais a sul de Portugal continental. Com um areal extenso, esta ilha, que, como o nome indica, é desabitada, tem mar a temperaturas mais convidativas do que aquelas a que estamos habituados na restante costa portuguesa.
A sua praia é pouco frequentada e o acesso é feito de barco, a partir do Cais da Porta Nova. Podem lá ser observados borrelhos, garajaus, andorinhas do mar, gaivinas e chiretas, de acordo com a Câmara Municipal de Faro, que destaca a tranquilidade e o descanso que ali se sentem.