Tão fresquinho como a água do rio Tâmega e da ribeira de Castro que faz parte do percurso, o PR8 – Trilhos de Portocarreiro é o novo trilho de Marco de Canaveses. Aberto desde 22 de agosto, é umas das principais atrações do município, que acaba também de lançar um portal e uma aplicação.

Trilhos de Portocarreiro diz respeito a uma pequena rota circular de nível fácil, com 17.89 quilómetros, que se percorre em cinco horas. O percurso é como uma viagem ao passado, uma vez que passa por pontos históricos como a igreja românica de Santo André de Via Boa de Quires, inserida na Rota do Românico, e pelas Obras do Fidalgo que remontam à arquitetura barroca do século XVIII nesta casa inacabada. Neste ponto, a caminhada pode ter uma paragem para descansar os pés e dar movimento às mãos numa prova de vinhos da Casa de Vila Boa, a quem pertence as Obras do Fidalgo.

18 apps gratuitas que tem de descarregar antes de ir de férias (e que dão um jeitaço)
18 apps gratuitas que tem de descarregar antes de ir de férias (e que dão um jeitaço)
Ver artigo

O trilho prossegue por dentro de um pequeno bosque misterioso e por caminhos rurais de onde se avista o rio Tâmega, abrindo o apetite para o próximo ponto: a ribeira de Castro. É aqui que, ao continuar junto ao curso de água até encontrar uma ponte de madeira, vai encontrar uma cascata "num recanto de inegável beleza", descreve o município, para refrescar os olhos com uma paisagem única antes de completar o trilho. 

Antes disso, passará ainda pela freguesia de Maureles, pelo Pelourinho de Portocarreiro e pela Capela Senhora do Pilar antes de regressar ao ponto de partida e dar por terminada a caminhada que pode seguir neste mapa.

A segunda razão para visitar Marco de Canaveses é que já está disponível o site e aplicação VisitMarco, nos quais terá acesso aos principais pontos turísticos do município, aos restaurantes e alojamentos locais, bem como à agenda cultural. Desta forma, não vai perder nada do que acontece no município e vai saber onde comer (e bem) depois do trilho de cinco horas. No site pode ver os principais pratos regionais que tem de provar antes de ir embora: anho assado, com arroz de forno e fatias do Freixo são exemplos.

A aplicação está disponível para IOS e Android.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.