De norte a sul do País, a costa portuguesa é rica em praias, cada uma com a sua diversidade. De águas frias ou mais quentes, de águas translúcidas ou nem tanto, cada uma tem a sua beleza natural. É esta a nossa opinião, e essa também a opinião da imprensa internacional. Quando se trata de escolher as melhores praias da Europa, Portugal está na lista.
O jornal britânico "The Guardian" escolheu as 40 melhores praias europeias, de acordo com a opinião de escritores de viagens. No Top estão cinco portuguesas: Praia Grande de Porto Côvo, no Alentejo; Praia da Vila da Nazaré e a Costa da Prata; Praia da Falésia, Algarve; Praia da Foz do Minho, em Caminha; e a Praia dos Galapinhos, em Setúbal.
Na restante lista estão representadas praias de Espanha, Croácia, França, Itália, Grécia, Turquia e da região do Báltico.
Praia Grande de Porto Côvo, Alentejo
As falésias acidentadas e a "tranquila baía" foram em tempos "um refúgio" para os pescadores. As "ruas de calçada e as casas de campo caiadas remontam a uma época em que barcos a remos e as redes de pesca se alinhavam na costa".
Localizado na costa vicentina, o município de Porto Covo foi destacado pelo jornal britânico como sendo um "local popular para caminhadas" e sugere a "deslumbrante" trilha dos pescadores que se realiza ao longo das falésias.
Praia da vila da Nazaré e a Costa de Prata
As ondas gigantes da Nazaré são descritas como um verdadeiro oásis para os amantes de surf. O extenso areal da praia, para "relaxar ao sol", também aparece em destaque.
A não perder é também a vista "fantástica" sobre o oceano e a vila, no Sítio da Nazaré, onde se pode facilmente chegar depois apanhar o ascensor. Mais a sul está a praia de Peniche que "oferece uma experiência de surf um pouco mais calma e menos assustadora".
Praia da Falésia, Algarve
Para se chegar até ao areal é necessário passar pelas falésias, o que ainda demora algum tempo. Mas, segundo o "The Guardian", isso não é problema: o percurso possui uma "abundância de excelentes bares e restaurantes à beira-mar".
Na praia da Falésia, no Algarve, há cervejas geladas e sardinhas frescas e, nas marés baixas, também é possível apanhar conquilhas. Para os que procuram mais aventura, são várias as escolas de surf existentes no extremo leste da praia.
Praia da Foz do Minho, Caminha
Situada na fronteira a norte de Portugal e Espanha, as águas calmas da Praia da Foz do Minho "oferecem uma pausa das ondas do Atlântico". De acordo com a publicação britânica, a vista desde o monte de Santa Tecla é um dos "cenários mais impressionantes de qualquer praia do mundo". Depois de uma percurso pela floresta vamos chegar à "atraente" praia do Moledo.
Praia dos Galapinhos, Setúbal
"Areias brancas, encostas arborizadas, águas cristalinas, espaço vazio, pôr do sol deslumbrante". É assim que é descrita a praia dos Galapinhos, em Setúbal. No entanto, já não haverá assim tanto "espaço vazio", nomeadamente no verão, uma vez que esta praia tem vencido vários prémios de turismo o que levou a uma maior afluência ao local.
O acesso à praia é realizado por um caminho "rochoso e vertiginoso" pela serra, o que consistiu a única desvantagem. O "The Guardian" aconselha a que se levem mantimentos, uma vez que são quase inexistentes espaços de restauração, bem como outros serviços.