A Airbnb está à procura das casas mais originais do mundo e, para isso, lançou pela primeira vez um fundo de um milhão de dólares (o que equivale a cerca de 875 mil euros) para que as ideias passem do papel para a realidade. Mais do que ajudar a descobrir espaços únicos, a ideia é financiá-los para que possam ser habitáveis e integrados na plataforma de partilha de alojamentos turísticos online.
Qualquer utilizador pode inscrever o seu espaço que, mais tarde, passará por um processo de seleção. O júri é composto pela superhost (uma anfitrião da plafaforma muito bem avaliado por milhares de hóspedes) Kristie Wolfe, a empresa de arquitetura MVRDV e Billy Porter — o ator da série "Pose" que já arrecadou prémios Emmy, Tony e Grammy.
As inscrições já estão abertas desde quarta-feira, 11 de março, e podem ser feitas através da página oficial do Unique Fund, criada especificamente para o efeito, da plataforma.
Através de um comunicado oficial enviado às redações, a empresa faz saber que todos os projetos submetidos para revisão vão ser pontuados com base em critérios de "criatividade, viabilidade, sustentabilidade e bem estar-social" com o objetivo principal de permitir que "qualquer pessoa com uma ideia de casa extraordinária a conceba e transforme em realidade, partilhando-a com viajantes de todo o mundo."
As inscrições estão abertas até às 3h50 de 16 de abril e os vencedores vão ter de enviar os seus planos para serem avaliados, sempre com a certeza de que poderão ser um dos selecionados para que a casa que idealizaram se torne realidade.
Após um período de seleção, os dez vencedores vão ser anunciados pelo painel de jurados até 15 de maio. A informação das ideias vencedoras será enviada por e-mail aos seus responsáveis.