Nos últimos anos, Balneário Camboriú, cidade no litoral norte do estado de Santa Catarina, Brasil, tem sido apelidada de "Dubai do Brasil". O nome está diretamente ligado aos prédios altos que começaram a invadir a paisagem há cerca de 15 anos, ficando cada vez mais semelhante a este emirado árabe.
Por isso, esta cidade tem registado uma popularidade crescente nos roteiros turísticos brasileiros, atraindo um vasto leque de visitantes. É por isso que também as irmãs de Cristiano Ronaldo, Katia e Elma, e a mãe, Dolores Aveiro, escolheram este destino para entrar em 2023 – e, claro, celebrar o aniversário da matriarca do clã Aveiro, que faz 68 anos este sábado, 31 de dezembro.
Através das imagens partilhadas por Katia Aveiro na sua conta de Instagram, é possível perceber que a família do craque português está a desfrutar de uns dias de descanso, muita praia, piscina e sol. E não estão a fazê-lo num sítio qualquer, mas sim num edifício de luxo acabado de inaugurar.
Chama-se One Tower e é o maior edifício residencial de toda a América Latina e o maior, em todas as categorias, do Brasil, avança a "GZH". Detido pela FG Empreendimentos, empresa de imóveis de luxo, o edifício foi inaugurado este sábado, 17 de dezembro, resultando num investimento de 650 milhões de reais (o equivalente a mais de 114 milhões de euros).
Contando com 290 metros de altura, neste arranha-céus há apenas dois apartamentos em cada um dos 84 andares, com um valor médio de 12 milhões de reais (o equivalente a cerca de 2 milhões de euros), segundo a mesma publicação. A par de estar quase a tocar no céu, um apartamento neste edifício garante uma paisagem de cortar a respiração, com o mar a perder de vista.
Para os momentos de diversão, possui uma área de lazer, que inclui um parque infantil, dois salões de festa, uma sala de jogos e um ginásio. Se isto não for suficiente, o prédio conta ainda com piscinas, normais ou de hidromassagem, uma área de descanso, sauna e banho turco, mais espaços dedicados ao desporto e ao lazer, como um cinema, uma adega e um campo de mini golfe.
É incerto se a família de Cristiano Ronaldo terá comprado um destes apartamentos, mas é um assunto sobre o qual tem corrido muita tinta, desde o passado mês de abril. Isto porque o futebolista mostrou interesse em comprar um apartamento noutra torre da FG Empreendimentos, a Imperium Tower, segundo a "Casa Vogue".
Com mais de mil metros quadrados de área, distribuídos em dois andares, é uma verdadeira mansão suspensa, avaliada em 50 milhões de reais (o equivalente a quase 9 milhões de euros). Ao todo, conta com nove suítes, uma das quais tem dois closets e duas casas de banho, com vista para o oceano. No piso de cima, há uma piscina, sala de estar e jantar, uma área de churrasqueira, cozinha e um amplo terraço.
Além dos empreendimentos de luxo, o que torna a cidade atrativa?
Balneário Camboriú recebe mais de 2 milhões de turistas por ano, cuja afluência se concentra maioritariamente entre dezembro e fevereiro, segundo a "Página 3". E estes dados não são de espantar, já que se trata do verão brasileiro e esta cidade é um destino costeiro, que pressupõe apanhar sol e dar uns mergulhos no mar.
O município possui um total de 10 praias espalhadas ao longo do seu território, entre elas a Praia Central, a mais conhecida da cidade, a Praia de Laranjeiras e a Praia dos Amores, com pequenas lojas de artesanato e restaurantes. Mas nem só deste género de turismo se faz a festa em Balneário Camboriú – há muitas outras questões que pesam na balança de interesses da região.
A segurança é um exemplo disso. Esta cidade do litoral está entre as cinco mais seguras para se viver em Santa Catarina, além de já ter sido considerada a mais segura do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities. Isto teve em conta os números de agentes da polícia por habitante, mortes no trânsito, índice de assaltos e investimentos no setor da segurança.
Sem contar com os arranha-céus de luxo, responsáveis pela designação de "Dubai do Brasil" que conquistou, esta cidade tem muito mais para oferecer – não tivesse ela o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina, segundo o site da prefeitura (o equivalente a Câmara Municipal, em Portugal).
Assim, a cidade conta com centenas de estabelecimentos pelas ruas. A oferta vai das várias lojas de comércio local às grandes superfícies comerciais, como o Balneário Shopping ou o Atlântico Shopping, passando ainda pelos restaurantes com ofertas gastronómicas do país e internacionais.
E pontos turísticos também não faltam. Ao passar nesta cidade, é obrigatório conhecer o Complexo Cristo Luz, localizado a 150 metros de altura, e que emite luzes de diversas cores, que iluminam a região central da cidade. O Parque Unipraias, localizado na zona sul, também é conhecido. Mas é só para os aventureiros, uma vez que há inúmeras atrações que permitem que os turistas conheçam a cidade a bordo do teleférico ou descendo numa corda de rapel.
Já o passeio de Barco Pirata existe há mais de 20 anos e é bastante requisitado, especialmente pelo público mais jovem. Esta viagem, a bordo de uma embarcação, leva os passageiros da Praia Central à Praia de Laranjeiras. Se não é fã deste género de passeios, terá sempre a FG Big Wheel, a segunda maior roda gigante da América Latina, que lhe oferece uma vista panorâmica para o mar e hotéis da cidade.
E há planos para a passagem de ano?
A resposta é simples: sim. Aliás, mau seria se não houvesse, sendo que é precisamente neste período das festas de fim de ano que Balneário Camboriú concentra grande parte dos turistas. No período homólogo, mais de um milhão de pessoas visitaram a cidade e a taxa de ocupação da rede hoteleira chegou aos 98%, no réveillon de 2021 para 2022, segundo o "G1". Para este ano, estima-se uma taxa ligeiramente mais baixa, que se encontra nos 85%, e, para janeiro de 2023, 70%.
Não obstante, a festa principal que marca o início de 2023 de Balneário Camboriú deverá reunir centenas de milhares de pessoas, que se vão concentrar nas imediações da FG Big Wheel. A roda gigante vai perder, durante a noite de 31 de dezembro, essa função, passando a ser maior o relógio de contagem decrescente do Brasil.
Recorrendo à tecnologia das luzes LED, o relógio vai contar os últimos 10 segundos do ano. E assim que a última badalada soar, a festa da continua com 15 minutos de fogo de artifício, lançados de várias praias, que vão pintar o céu da cidade de inúmeras cores, segundo o "G1". Para dar ainda mais alguma animação à festa, a primeira madrugada do ano vai contar com espetáculos de luzes, também levados a cabo na roda gigante.
O investimento do município do espetáculo pirotécnico do município está avaliado em mais de 2,7 milhões de reais (o equivalente a mais de 476 mil euros). As preparações já estão em curso desde esta quarta-feira, 28 de dezembro, com a instalação das estruturas necessárias para o fogo de artifício, a limpeza da praia, o encerramento de algumas ruas e os reforços de segurança, seja nas autoridades ou nas equipas médicas.