É denominada de passarola e ganha asas na cabeça assim que são colocados os óculos VR3D de última geração, permitindo um check in para a realidade virtual. A base do voo está na Oficina do Bartolomeu (nome relacionado com o padre Bartolomeu de Gusmão, que inventou a passarola, referida no "Memorial do Convento", de José Saramago), localizada dentro do Lisboa Story Centre, na praça do Comércio, em Lisboa. Ao contrário da passarola do padre, esta sobrevoa mesmo e por várias zonas de Lisboa.

Os óculos permitem uma visão 360º graças ao vídeo de monumentos e zonas emblemáticas da cidade filmados em 11K. À porta do espaço encontra-se o convite para a aventura — "preparado para voar?" — mas o que é facto é que ninguém está preparado para o que está prestes a acontecer enquanto o corpo está seguro pelo jetpack levitante e a cabeça segue o movimento das imagens que passam à frente dos olhos.

"Squid Game" chegou à vida real — sem mortes envolvidas, mas muita adrenalina. Veja as imagens
"Squid Game" chegou à vida real — sem mortes envolvidas, mas muita adrenalina. Veja as imagens
Ver artigo

Imagine-se de frente para a estátua do Cristo Rei, a ver de cima a Torre de Belém mergulhada à beira Tejo e ainda a observar os tons que pintam o Palácio da Pena, em Sintra. Estes são alguns dos pontos da viagem que parte da zona da baixa de Lisboa e passa por um total de 14 pontos icónicos durante 20 a 30 minutos. Só quem coloca os óculos consegue senti-lo, mas o vídeo da experiência já dá um frio na barriga.

Precisamente pelas voltas que a realidade virtual nos leva a dar com os pés e a cabeça a levitar, é deixado um aviso sobre quem não deve aventurar-se na passarola. "Não recomendado para quem tem epilepsia ou medo de alturas", diz a Fever, que promove a experiência em exclusivo, e avisa ainda que a altura mínima é de 1,20 metros e o peso máximo de 120 kg.

Tirando estas exceções, todos os que responderem "sim" à pergunta "és daqueles aventureiros destemidos?" devem inscrever-se na experiência virtual (disponível em português, inglês, francês e espanhol).

Está disponível todos os dias, das 10h às 18h30, e custa 8€ por pessoa em bilhete familiar e 10€ num bilhete individual. A reserva deve ser feita online na Fever.