A Costa Cruzeiros apresentou na passada quarta-feira, 27 de setembro, as novidades relativas aos itinerários ainda deste ano e de 2024. Numa apresentação a bordo do navio Costa Fascinosa, e em que a MAGG marcou presença, foram os próprios Henrique Mateus, Senior Sales Manager da Costa Cruzeiros em Portugal e Rafael Fernández-Alava, Communication Director para Espanha e Portugal, que falaram sobre as novidades.
Enquanto o navio esperava o início da noite para zarpar para o próximo destino, a visita feita durante o dia revelou grandes novidades para o público português que sempre sonhou viajar por vias marítimas. A apresentação revelou que vão existir vários programas onde estão incluídas paragens em portos portugueses.
Para já, podemos adiantar que o Costa Firenze, cruzeiro que está agendado já para o próximo inverno, vai ter uma escala em Portugal, mais concretamente no Funchal, Madeira. Este navio vai cumprir 14 dias de viagem e quatro itinerários, começando em Savona e terminando nas Ilhas Canárias.
Já em 2024, são três as boas notícias. O Costa Fascinosa vai estar no mar entre abril e maio e conta com três itinerários a partir de Savona pelo Mediterrâneo e Atlântico até Lisboa ou até ao Funchal, Ponta Delgada e Praia da Vitória. Já o Costa Diadema vai fazer três itinerários de 14 dias com partida de Roma, passando por Savona, Marselha, Barcelona, Ilhas Canárias e Funchal. O navio Costa Favolosa prevê realizar escalas em Lisboa e Leixões nos seus cruzeiros de posicionamento.
Se pretende realizar uma viagem que não tenha escala em Portugal, não tem de se preocupar. A Costa Cruzeiros oferece a possibilidade de uma reserva conjunta, onde se inclui o voo para o destino pretendido e o cruzeiro.
Henrique Mateus revelou ainda que este é um mercado que continua em crescimento e que está a adquirir um público-alvo diferente do que aquele que tinha há alguns anos, admitindo que os cruzeiros sempre estiveram associados a pessoas com uma faixa etária mais elevada, mas que essas conclusões se têm vindo a alterar. Hoje, podemos ver pessoas de todas as idades a bordo dos navios. Os nómadas digitais e as pessoas em teletrabalho também já começam a apostar neste tipo de viagens, uma vez que já têm acesso à internet dentro dos navios e em alto mar. O Senior Sales Manager da Costa Cruzeiros revela ainda que o Mediterrâneo Ocidental é um dos itinerários mais procurados e que a faixa etária dos clientes vai variando conforme os destinos.
Por outro lado, Rafael Fernández-Alava, diretor de comunicação, manteve o foco da sua apresentação no tema da sustentabilidade a bordo, explicando que enquanto a maioria das empresas só começou a tomar medidas nos últimos anos, o Costa Cruzeiros tem um protocolo de sustentabilidade há já 18 anos.
Fernández-Alava afirma que a empresa pretende ter um impacto positivo, tanto a nível social como económico, nas cidades onde faz paragens, e como prova disso dá o exemplo de Barcelona, cidade em que várias excursões são feitas através de segways, bicicletas ou autocarros elétricos, e onde há um acordo com o banco alimentar, de modo a que a comida que não é consumida a bordo seja oferecida a instituições e não desperdiçada.
Além disso, revela que 30% da frota da Costa Cruzeiros tem possibilidade de ser carregada via elétrica, mas que neste aspeto são os portos que não ajudam e não se modernizam – em Portugal e Espanha nenhum porto oferece esta opção aos navios – e falando numa escala global, Rafael Fernández-Alava afirma que só 2% dos portos têm o carregamento elétrico disponível.
Outro dos pontos fortes destas embarcações é a capacidade de produzir água potável dentro dos navios. “Quase 90% da água que utilizamos a bordo é produzida a bordo. Os navios mais modernos têm uma capacidade de produzir cerca de 2 milhões de litros de água por dia”, diz Fernández-Alava, explicando que esta medida é tomada como forma de não utilizarem a água das cidades onde fazem escala, o que iria trazer um impacto negativo.
O diretor de comunicação acredita que este protocolo de sustentabilidade pode ser um fator que leva os clientes a escolherem os navios da Costa Cruzeiros e não outras empresas concorrentes e que pratiquem valores similares.
Depois da apresentação, fomos conduzidos numa visita guiada pela embarcação Costa Fascinosa, composta por 12 decks e inspirada no teatro e no cinema, uma vez que a decoração e atmosfera de cada piso foram pensadas com base em personagens, histórias e obras memoráveis.
Podemos dizer-lhe que se pretende ir numa desta viagens, nada lhe vai faltar. No navio existem 1508 cabines, das quais 524 com varanda. Desde um casino, a espaços comuns onde são feitas as festas, às piscinas, ginásio, sala de teatro e várias lojas, garantimos que a embarcação é um autêntico mundo. No navio existem vários espaços ligados à restauração, onde se incluem 12 bares e seis restaurantes, de onde se destacam o Sushino, o primeiro sushi bistro no mar concebido para proporcionar uma experiência japonesa autêntica, e o Archipelago, onde a MAGG teve o prazer de almoçar.
O Archipelago tem um design inovador e permite aos passageiros desfrutarem de um ambiente tranquilo. As experiências gastronómicas são asseguradas por três chefs de renome mundial: Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León.
A MAGG optou pelo menu de Hélène Darroze, constituído por uma panna cotta com arenque fumado, raviolis recheados, salmão com sementes de papoila, um risotto de farro em creme de alcachofras de Jerusalém e uma sobremesa de chocolate.