De um lado, os americanos dizem que o Pai Natal vive no Polo Norte. De outro, os ingleses defendem que é da Lapónia, Finlândia, que distribui os presentes. Há também quem defenda que o Pai Natal vive no Colombo, onde todos os anos recebe as crianças portuguesas. Como este ano está em teletrabalho, a casa do Pai Natal tem de ficar algures pelo País.
A MAGG investigou e encontrou a casa que condiz na perfeição com o Pai Natal. As paredes são de pedra e os tons quentes da decoração combinam com a época natalícia. O que também não ficava nada mal neste ambiente era um manto de neve, algo que é bem provável. É que a casa da Quinta da Costa das Aguaneiras fica em Vila Real, distrito que ainda na sexta-feira, 4 de dezembro, ficou coberto de neve.
Se a neve ainda não é pretexto suficiente para enquadrar o Pai Natal neste cenário, temos mais um argumento: a lareira. Em contos, ilustrações e até nos cenários montados em espaços públicos para as crianças tirarem uma fotografia com o Pai Natal, é raro não estar ali ao lado uma lareira onde a figura emblemática da quadra se aquece do frio que se sente na Lapónia. Ups, no Polo Norte. Ou será mesmo em Vila Real?
Na Quinta da Costa das Aguaneiras, além de neve nos dias mais frios, há "mosquitos, aranhas, centopeias e formigas", avisam os proprietários da casa na plataforma Airbnb. "Fazem parte do nosso ecossistema e não há razão para os temer. Podem incomodar, mas não fazem mal", continuam. Mas para um Pai Natal habituado a lidar com renas, o que são pequenas formigas, não é verdade?
A casa inclui ainda piscina com vista para o Douro, porque depois de uma noite intensa a entregar os presentes, o Pai Natal pode querer refrescar o corpo e a vista com a paisagem panorâmica ou simplesmente passar as férias do verão em Vila Real, numa casa que lhe traz conforto.
No período em que o Pai Natal estiver ausente, se quiser passar aqui uma temporada, custa a partir de 400€ por noite.