Ainda não sabemos bem o que nos espera no verão. As férias estão marcadas no calendário mas os destinos ainda são incertos: dentro ou fora de casa? Dentro ou fora de Portugal? Mesmo que possamos fazer praia de forma segura, ainda não foram lançadas medidas, e para já sabe-se que o Governo está a planear colocar uma espécie de semáforo nas praias. É importante garantir que o alojamento de férias também cumpra as regras da DGS no que diz respeito à higiene e segurança.
Para isso foi lançado um grupo no Facebook, "Portugal: o destino IDEAL!", cujo objetivo é partilhar destinos em Portugal que cumpram com estes requisitos. E porquê Portugal? A resposta é óbvia e não é única: os voos, por enquanto, ainda estão a meio gás, o que não nos permite fazer planos no estrangeiro, e o País precisa de restabelecer a economia.
Se juntarmos então o útil (estimular a economia portuguesa na área do turismo) ao agradável (poder ir de férias), resta escolher entre uma das centenas de sugestões de unidades hoteleiras de norte a sul do país e até ilhas, que são diariamente partilhadas no grupo de Facebook. Mostramos algumas.
A iniciativa partiu da BrandChoice, uma agência de consultoria em comunicação e marketing especializada no setor hoteleiro, e que já juntou 8.603 membros que partilham destinos ou apenas apontam as sugestões.
O objetivo do grupo "Portugal: o destino IDEAL!" é precisamente o de dar a conhecer estabelecimentos com condições que permitam afastar o risco de contaminação com COVID-19 e acolher portugueses dispostos a esquecer as poucas divisórias onde estiveram confinados cerca de dois meses. Além disso, a plataforma permite que unidades hoteleiras que não têm ou não sabem usar os melhores meios para chegar até aos portugueses, possam aumentar a sua capacidade de alcance.
"O grupo 'Portugal: o destino IDEAL!' configura-se como um canal de divulgação e partilha acessível e fácil de usar. O acesso público, sem necessidade de autorização prévia para entrar no grupo, faz desta uma plataforma de divulgação de informações úteis, seja para profissionais do setor, mas sobretudo para o público em geral, que procura espaços que estejam a funcionar ou prestes a reabrir", refere Carla Santos, communication manager da BrandChoice em comunicado.