A 18 de maio, a TAP vai retomar os voos entre Lisboa e Porto. Depois de terem interrompido atividade, com muitos dos seus funcionários em lay-off, a companhia aérea começa por operar três voos semanais entre as duas cidades portuguesas. Ao mesmo tempo, é também a partir desta data que regressam os voos para o Brasil.
A TAP vai apostar em dois voos por semana entre Lisboa e São Paulo, e ainda um voo semanal entre a capital portuguesa e o Rio de Janeiro, escreve o jornal "Público".
De acordo com a mesma publicação, as ligações entre o continente (aeroporto de Lisboa) e a Madeira vão ser reforçadas, e os voos para os Açores serão ajustados. Depois de 18 de maio, o Funchal passa a ter três voos semanais para Lisboa, enquanto Ponta Delgada e a ilha da Terceira também vão ter dois voos por semana.
Segundo informações oficiais da companhia, o único aeroporto a operar voos internacionais até ao final de maio, pelo menos, será o de Lisboa, com Porto e Faro a ficarem de fora desta primeira fase, no que diz respeito a ligações para fora do País.
Neste regresso aos voos após o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a TAP adotou procedimentos "de rigorosa higiene e limpeza de rotina" dos aviões, como pode ler-se no site oficial da empresa, e implementou "procedimentos adicionais de limpeza e desinfeção específicos para o Coronavírus COVID-19, utilizando produtos biocidas homologados, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS)".
A companhia aérea apela ainda à utilização de máscara ou viseira a bordo, entre outras medidas de segurança, e está também a oferecer maior flexibilidade nas reservas.