Portugal tem sítios deslumbrantes e alguns ainda são desconhecidos por muitas pessoas. É o caso da garganta do Cabril do Ceira, conhecida como as Portas do Ceira, um tesouro bem guardado em Portugal. Este acidente geográfico no sopé da Serra da Lousã fez com que atualmente existisse uma espécie de piscina natural, ideal para dar uns mergulhos no verão.
Situa-se na freguesia de Serpins e este local ainda não foi muito explorado, já que os acessos não o facilitam, sendo estes ainda em terra batida. Como tal, apenas os mais conhecedores da área já tiveram a sorte de o descobrir. Uma vantagem é que, como se localiza na Serra da Lousã, existem várias atrações por perto.
Como o Cabril do Ceira ainda é um local pouco explorado, não tem infraestruturas por perto, como casa de banho, cafés ou restaurantes, é um local pequeno e não tem muita área para estender a toalha, não tem nadador salvador nem caixotes do lixo, caso pense em fazer um piquenique por lá.
Para chegar ao Desfiladeiro do Cabril do Ceira deve seguir pela estrada que liga Serpins a Vila Nova do Ceira, a N 342-3, e depois de alcançar a ponte medieval de Serpins, deve continuar pelas indicações para Vila Nova do Ceira. Depois de passar por uma nova ponte em ferro e cimento, deve seguir as referências que conduzem até Cabril, sendo estas feitas em modo pitoresco, durante cerca de dois quilómetros numa estrada de terra batida.