Um incêndio rural que começou na zona de Baiona, na freguesia de São Teotónio, em Odemira, durante a tarde de sábado, 5 de agosto, não parece dar tréguas. Tem duas frentes ativas, já chegou a Aljezur e está a ameaçar o concelho de Monchique. O turismo rural TEIMA ardeu.

Incêndio em Odemira. Festivaleiros no MEO Sudoeste captam imagens da destruição (veja os vídeos)
Incêndio em Odemira. Festivaleiros no MEO Sudoeste captam imagens da destruição (veja os vídeos)
Ver artigo

"Queridos amigos e clientes. É com um enorme desgosto que vos venho contar que a nossa TEIMA hoje foi consumida pelas chamas. Talvez uma das casas resista. Ainda não sabemos. Não houve um bombeiro a defender-nos", começaram por escrever na página de Facebook.

"Estiveram no hotel Enigma (mesmo ao lado), que até esteve mais perto do que nós, e salvaram-no. De nós ninguém de lembrou, apesar dos meus insistentes telefonemas com pedidos de socorro. A nossa tristeza e revolta é incomensurável. Vamos ter de fechar por uns meses. Espero que... até breve", concluíram.

teima
créditos: Facebook

A publicação, feita esta segunda-feira, 7 de agosto, já tem mais de mil reações. Situado no Vale Juncal, a seis quilómetros de São Teotónio, no Alentejo, este turismo rural abriu em maio de 2014, anos depois de os proprietários, Luísa Botelho e Paulo Camacho, terem descoberto esse monte abandonado.

teima

A MAGG esteve alojada no TEIMA em 2018. "Um turismo rural perfeito é isto. É sentirmo-nos em paz, serenos, plenos com o mundo. É sentirmos que estamos em casa mas, ao mesmo tempo, num local de requinte e de luxo", escreveu, na altura, a jornalista Marta Miranda.

O TEIMA, eleito Melhor Turismo Rural de Portugal em 2017 e Melhor Turismo Rural do Alentejo em 2019, tinha nove quartos, todos eles com entrada independente, e uma piscina exterior. Depois do incêndio de Odemira, o futuro deste projeto tornou-se incerto.

Neste momento, há 867 profissionais, 294 meios terrestres e 6 meios aéreos envolvidos no combate às chamas, de acordo com o site "Fogos.pt". Pelo menos 1400 pessoas foram retiradas de casa devido a este incêndio, existindo também feridos e estradas cortadas.

Morada: Vale Juncal, S. Teotónio
Telefone: 929 181 038